Comissão de Agricultura debate no Rio Grande do Sul legislação sanitária

Publicado em 01/09/2016 15:40

A elaboração de uma legislação que unifique para todo o país as regras de certificação sanitária será discutida nesta sexta-feira (2) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), durante a Expointer 2016, em Esteio (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.

O debate, proposto pela presidente da CRA, senadora Ana Amélia (PP-RS), visa atender demanda da agroindústria, principalmente de base familiar, que enfrenta grande burocracia pela diversidade de regras para registro, inspeção e fiscalização de produtos.

São dificuldades vividas, por exemplo, por produtores de queijo e cerveja artesanal. Quando obtêm registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), esses produtores não podem vender em outras cidades do estado, onde é obrigatória a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

E as regras estaduais não valem para a comercialização dos produtos em outros estados, onde é obrigatório o registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A unificação de medidas sanitárias, padronizando objetivos de inspeção, fiscalização e qualidade dos produtos, resultaria na agilização dos processos e na abertura de novos mercados, como afirma Ana Amélia.

A parlamentar lembra a relevância da promoção da discussão na Expointer, considerada “a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina” e que este ano chega à 39ª edição.  O debate em Esteio está marcado para 14h desta sexta-feira e será realizado em conjunto com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Participam das discussões Luis Eduardo Rangel, secretário de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura; João Cruz Reis Filho, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura; Paulo Roberto Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios; e Luciano Pinto, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS

Também foram convidados Maurício Porto, presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários; Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Carlos Joel da Silva, presidente da Federação da Agricultura no Rio Grande do Sul; João Martins da Silva Júnior, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; e Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário