Helicoverpa em MT supera safra 2013/2014

Publicado em 01/11/2016 06:26

As chuvas irregulares que estão ocorrendo em Mato Grosso, além de prejudicar o andamento do plantio de soja em algumas regiões, têm propiciado o maior desenvolvimento da helicoverpa armigera, praga que em safras passadas causou grande prejuízo às lavouras - superior a R$ 1 bilhão na safra 2013/2014.

Segundo o auditor fiscal federal agropecuário, Wanderlei Dias Guerra, que atua no Estado, a helicoverpa está mais ativa sobretudo em áreas de reservas de algodão e milheto, em regiões que estão há 10 ou 15 dias sem chuvas. “Em alguns lugares a infestação está maior que no ano passado, maior até do que na safra 2013/2014”. De acordo com Guerra, períodos secos favorecem a ocorrência da praga. As chuvas, por outro lado, ajudam a controlá-la, uma vez que a água inunda as galerias onde ficam as pupas (estágio intermediário entre a larva e o adulto). 

Os insetos já estão atacando áreas recém-plantadas de soja. Chegam de lavouras próximas onde ainda não se fez o plantio, como por exemplo áreas anteriormente cultivadas com milheto. “É importante ressaltar que também tem as Spodopteras. Elas normalmente estão na própria área, sobretudo onde tinha milho guaxo o qual foi dessecado muito recentemente, junto com o plantio da soja”.

Para Guerra, o que preocupa é que está “sobrando” muita lagarta. Segundo os técnicos os inseticidas estão deixando a desejar, falhando no controle. A preocupação maior é com a fase de fechamento das linhas de plantio da soja. Com o florescimento e formação das vagens a lagarta tende a descer para estas estruturas, e com área foliar mais densa o inseticida dificilmente chega para atingir o alvo.

Neste momento, relata Guerra, a helicoverpa está atacando basicamente a soja e também algumas áreas de milho para semente. A preocupação, segundo o fiscal agropecuário, é de que se sobrar muita lagarta,  além dos danos nas vagens da própria soja ela tende a sobreviver e chegar também mais cedo nas lavouras de algodão. “Estas lavouras começam a ser plantadas agora em dezembro e também no final do ciclo da soja. Além destas virão as lavouras de milho segunda safra. Se a helicoverpa escapar em altas densidades das lavouras anteriores pode vir a causar sérios danos nas lavouras de milho.”

Leia a notícia na íntegra no site DBO.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
DBO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário