Mosaic investirá R$134 mi para ampliar operação de fertilizantes em Paranaguá

Publicado em 16/11/2016 11:36

SÃO PAULO (Reuters) - A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, anunciou nesta quarta-feira investimento de cerca de 134 milhões de reais em obras para aumentar a capacidade no terminal portuário da Fospar, controlada da empresa em Paranaguá (PR).

O aporte, feito por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), prevê elevar a capacidade de descarga de fertilizantes de 2,4 milhões de toneladas ao ano para 3 milhões de toneladas no porto, o principal para a importação de fertilizantes pelo Brasil.

A norte-americana Mosaic informou que o investimento prevê a construção de um novo armazém com capacidade de 45 mil toneladas, que elevará a capacidade total para 105 mil de toneladas. Haverá também mais um sistema de correia transportadora do píer até o terminal, bem como torres de carregamento de caminhões.

A previsão é que a conclusão das obras de otimização aconteça até o final de 2019, segundo nota da empresa.

Com o investimento, o contrato de arrendamento portuário da Fospar será renovado antecipadamente por mais 25 anos, permitindo a atuação da empresa no terminal até 2048, afirmou a Mosaic.

O anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella Lessa, e pelo secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimento, Moreira Franco, durante cerimônia em Brasília.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno