Indea pode taxar entrada de agrotóxicos no Mato Grosso

Publicado em 21/11/2016 07:18

Taxar a entrada de agrotóxicos em Mato Grosso é proposta analisada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O órgão recebeu um estudo sobre a possibilidade de criação da taxa de fiscalização do uso de agrotóxicos, resíduos, componentes e afins, elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap).

O documento foi entregue pelo presidente do Sintap, Francisco Pereira Borges, ao presidente do Indea, Guilherme Nolasco (foto). A direção do Sintap explica que a cobrança da taxa será feita na fonte, sobre a entrada de agrotóxicos em Mato Grosso, nos moldes do sistema adotado para o segmento de sementes. Com a cobrança, aumentará o controle do uso de agrotóxicos no Estado, justifica o Sintap.

A medida traz vantagens para produtores, servidores, sociedade, governo e meio ambiente, sustenta a entidade. A proposta foi submetida à avaliação do Indea e encaminhada para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A expectativa dos proponentes é que seja realizada uma audiência pública sobre o tema. Uma equipe técnica foi designada para avaliar o documento, informa o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

Leia a notícia na íntegra no site Só Notícias.

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Famato orienta produtores sobre ampliação do Refis/Extraordinário III em Mato Grosso
Grãos: Semana foi marcada por encontro entre Trump e Xi em Pequim, com impacto negativo para soja e milho em Chicago
Preços do algodão têm forte correção e caem mais de 4% nesta 6ª feira (15)
China vai parar de comprar do Brasil?
Com El Niño e custos altos de adubo, SLC Agrícola buscará mitigar riscos na safra 2026/27
Negociações do Brics terminam sem declaração conjunta, expondo divisões sobre guerra no Irã