PIB do Agronegócio cresceu 3,43% nos primeiros oito meses de 2016

Publicado em 28/11/2016 09:51
Estudo da CNA/Cepea mostra que setores agrícola e pecuário tiveram valorização real dos preços

Brasília (28/11/2016) – O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 3,43% nos primeiros oito meses de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado.  A avaliação é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

No levantamento, tanto o setor agrícola quanto o pecuário tiveram valorização real dos preços, fator que tem sido fundamental para o desempenho positivo do agronegócio este ano. 

No mês de agosto, especificamente, o setor agrícola cresceu 0,69% e o pecuário 0,72%, fazendo com que o agronegócio tivesse crescimento de 0,7% no período.

De janeiro a agosto de 2016, em comparação ao mesmo período do ano passado, o desempenho foi positivo em todas as áreas avaliadas pelo estudo. No caso da pecuária, o setor de insumos cresceu 1,03%, o primário 0,83%, serviços 0,55% e a indústria 0,37%.

Confira a análise completa no Boletim PIB: https://www.cnabrasil.org.br/boletins/boletim-pib-produto-interno-bruto-do-agronegocio-cresceu-343-ate-agosto-novembro-2016

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEGURANÇA JURÍDICA NO CAMPO - AO VIVO
Decisões judiciais driblam ordens do STJ e liberam importação de alho chinês sem impostos
Produtor rural tem até 12 de junho para atualizar rebanho e evitar bloqueios no sistema
Semana das Commodities: Forte influência do conflito no Oriente Médio volta a pesar nos preços de soja e milho
Implementação do Código Florestal e de políticas públicas seguem esbarrando em narrativas e obstáculos ideológicos no Brasil
AgroBrasília 2026 reforça papel da tecnologia e inovação para ampliar produtividade no campo