Meta de zerar resíduos de agrotóxicos em vegetais está próxima, afirma Mapa

Publicado em 13/12/2016 13:53

A meta de obter 100% de conformidade com parâmetros adequados de toxidade em alimentos vegetais está muito próxima de ser alcançada. “Continuaremos a buscar os 100% em  produtos, como frutas,  cereais, amêndoas e pimentas para garantir a segurança alimentar”, garantiu Luis Rangel, secretário de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao  comentar resultado do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Noventa e nove por cento dos produtos vegetais, avaliados entre 2013 e 2015, estavam em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação, revelou a Anvisa. “Conseguimos reverter um cenário com mais de 25% de amostras não conformes das pesquisas anteriores para apenas 1%”, destacou Rangel.

O Mapa, por meio do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), e a Anvisa, por intermédio do Para, trabalham de forma conjunta, uniformizando e harmonizando ações para monitorar os resíduos de agrotóxicos em produtos vegetais. Um dos objetivos do programa é proporcionar orientação nas cadeias produtivas sobre inconformidades no processo produtivo e incentivar Boas Práticas Agrícolas (BPA).

O programa conta com a participação de 27 unidades da Federação, envolvidas na amostragem e na tomada de decisões depois de conhecidos os resultados. As análises são realizadas por quatro Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen GO, MG, RS e PR) e por um laboratório privado contratado por processo licitatório.

De acordo com a coordenadora-geral de Qualidade Vegetal do Mapa, Fátima Parizzi, o Mapa e a Anvisa estão definindo mecanismos para convergências entre os planos de amostragem dos planos de Controle de Resíduos e o de Análise que possibilitem rastrear os produtos desconformes até a sua origem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário