China diz que aumento de tarifas pelos Estados Unidos não tem sentido

Publicado em 08/02/2017 10:25

Altos índices de tarifas impostos pelos Estados Unidos contra os produtos chineses limitam-se a "enegrecer" o nome da China sem alcançar nenhum objetivo, disse um funcionário do Ministério do Comércio nesta quarta-feira, de acordo com a impresa estatal.

"Além de manchar o nome da China, as tarifas não têm sentido", disse Wang Hejun, compeltou o chefe do departamento de investigações comerciais do Ministério, de acordo com o China News Service.

Os produtos que estão na lista de novs trifas incluem aço, produtos químicos e painéis solares, mas Wang disse que muitas das tarifas impostas não estão em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A China espera ainda mais tarifas e mais disputas comerciais em 2017, disse Wang, segundo a rádio estatal chinesa, acrescentando que a China está "mentalmente preparada para isso".
 
As investigações antidumping dos Estados Unidos violaram as regras da OMC ao ignorar as evidências oferecidas pelas empresas chinesas e as trataram injustamente por causa de seu status de empresa estatal, disse Wang no sábado.
 
Por Sue-Lin Wong
 
Tradução: Giovanni Lorenzon
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas