Coamo aumenta faturamento em 2016, apesar de menor volume de grãos

Publicado em 15/02/2017 16:12

SÃO PAULO (Reuters) - A Coamo, maior cooperativa agrícola do país, fechou 2016 com uma receita de 11,45 bilhões de reais, alta de 7,3 por cento ante o ano anterior, com a ajuda de preços elevados de grãos como soja e milho, embora a movimentação de produtos tenha caído no período, segundo dados divulgados nesta quarta-feira.

As sobras financeiras que serão revertidas para os cooperados, que representam o lucro da cooperativa no ano, totalizaram 338 milhões de reais, alta de 5,6 por cento ante o ano anterior.

"No primeiro semestre, a quebra da safra de soja brasileira e as preocupações com os efeitos da La Niña sobre a safra norte-americana suplantaram o impacto da queda do dólar e refletiram em preços elevados aos associados, atingindo os maiores preços já praticados pelo mercado", disse em nota o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

A Coamo recebeu 6,6 milhões de toneladas de produtos agrícolas em 2016, queda de 6,25 por cento ante o volume de 2015, em meio a uma colheita menor.

No Paraná, principal área de atuação da Coamo, por exemplo, a safra de milho caiu 8,7 por cento em 2015/16 e a de soja recuou 2,1 por cento, prejudicadas pelo clima.

A Coamo tem 111 unidades, localizadas no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e conta com 28 mil associados.

A cooperativa exportou 3,32 milhões de toneladas de produtos em 2016, com faturamento de 1,03 bilhão de dólares. Em 2015, as exportações de produtos agrícolas industrializados e "in natura" somaram de 3,49 milhões de toneladas, com faturamento de 1,17 bilhão de dólares.

"Além destes volumes, foram comercializadas 496,52 mil toneladas de produtos destinados à exportação", destacou a Coamo.

(Por Gustavo Bonato)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril