Operação contra irregularidades em frigoríficos prende executivos da JBS

Publicado em 17/03/2017 07:53

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 17, a Operação Carne Fraca para combater corrupção de agentes públicos federais e crimes contra Saúde Pública. Executivos do frigorífico JBS foram presos.

O esquema seria liderado por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio. Segundo a PF, a operação detectou em quase dois anos de investigação que as Superintendências Regionais do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado do Paraná, Minas Gerais e Goiás ‘atuavam diretamente para proteger grupos empresariais em detrimento do interesse público’.

Em nota, a PF informou que aproximadamente 1100 policiais federais estão cumprindo 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao esquema.

“Os agentes públicos, utilizando-se do poder fiscalizatório do cargo, mediante pagamento de propina, atuavam para facilitar a produção de alimentos adulterados, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva.

Dentre as ilegalidades praticadas no âmbito do setor público, denota-se a remoção de agentes públicos com desvio de finalidade para atender interesses dos grupos empresariais. Tal conduta permitia a continuidade delitiva de frigoríficos e empresas do ramo alimentício que operavam em total desrespeito à legislação vigente”, diz a nota da PF.

Leia a notícia na íntegra no site do Estadão

Na Veja: 

Executivos de gigantes BRF e JBS são alvo de operação da PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira a Operação Carne Fraca para combater corrupção de agentes públicos federais e crimes contra a Saúde Pública. O esquema seria liderado por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio, com executivos das gigantes BRF e JBS entre os alvos da operação, que foi autorizada pelo juiz Marcos Josegrei da Silva, da Justiça Federal do Paraná. Segundo a PF, a operação detectou em quase dois anos de investigação que as Superintendências Regionais do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado do Paraná, Minas Gerais e Goiás “atuavam diretamente para proteger grupos empresariais em detrimento do interesse público”.

Em nota, a Polícia Federal informou que aproximadamente 1.100 policiais federais estão cumprindo 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao esquema. Essa é a maior operação policial da história da PF.

“Os agentes públicos, utilizando-se do poder fiscalizatório do cargo, mediante pagamento de propina, atuavam para facilitar a produção de alimentos adulterados, emitindo certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva. Dentre as ilegalidades praticadas no âmbito do setor público, denota-se a remoção de agentes públicos com desvio de finalidade para atender a interesses dos grupos empresariais. Tal conduta permitia a continuidade delitiva de frigoríficos e empresas do ramo alimentício que operavam em total desrespeito à legislação vigente”, diz a nota da PF.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Na Folha: Ministro da Justiça aparece em grampo de operação contra frigoríficos

O atual ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR), é citado na investigação da Operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta (17) e que investiga a venda ilegal de carnes por frigoríficos por meio do pagamento de propina a fiscais agropecuários.

A Polícia Federal, no entanto, não vê indícios de ilegalidade na conduta do ministro. Serraglio assumiu no início do mês o ministério, ao qual está subordinada a PF.

Uma ligação telefônica foi interceptada entre o ministro e Daniel Gonçalves Filho, fiscal agropecuário e superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná entre 2007 e 2016.

Segundo a PF, Gonçalves Filho era "o líder da organização criminosa" que atuava no órgão, permitindo o recebimento de propina em troca de vistas grossas na fiscalização de frigoríficos.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Frigoríficos investigados vendiam carne vencida no Brasil e no exterior

Gravações telefônicas obtidas pela Polícia Federal apontam que vários frigoríficos do país vendiam carne estragada tanto no mercado interno, quanto para exportação.

Diretores e donos das empresas estariam envolvidos diretamente nas fraudes, que contavam com a ajuda de servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Paraná, Goiás e Minas Gerais.

As gravações foram divulgadas após a deflagração da Operação Carne Fraca, nesta sexta-feira (17).

Nelas, segundo a PF, é possível identificar as práticas ilegais cometidas pelas empresas. Entre produtos químicos e produtos fora da validade, há casos ainda mais "curiosos", como a inserção de papelão em lotes de frango.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 PR

PF investiga corrupção entre fiscais agropecuários e empresários do agronegócio

LOGO REUTERS

(Reuters) - A Polícia Federal lançou nesta quinta-feira uma operação em seis Estados e no Distrito Federal com o objetivo de desarticular uma organização criminosa liderada por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio, que atuava para facilitar a produção de alimentos adulterados.

De acordo com a PF, as investigações da chamada operação Carne Fraca apontaram que os fiscais recebiam propina para emitir certificados sanitários sem qualquer fiscalização efetiva. As superintêndencias regionais do Ministério da Pesca e Agricultura nos Estados do Paraná, Minas Gerais e Goiás atuavam diretamente para proteger grupos empresariais, acrescentou a polícia.

"Dentre as ilegalidades praticadas no âmbito do setor público, denota-se a remoção de agentes públicos com desvio de finalidade para atender interesses dos grupos empresariais. Tal conduta permitia a continuidade delitiva de frigoríficos e empresas do ramo alimentício que operavam em total desrespeito à legislação vigente", disse a PF em nota.

A Polícia Federal não identificou as empresas suspeitas de envolvimento no esquema.

A operação conta com aproximadamente 1.100 policiais federais para o cumprimento de 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em endereços dos investigados e de empresas supostamente ligadas ao grupo criminoso.

Segundo a polícia, esses números fazem da Carna Fraca "a maior operação já realizada pela PF em toda sua história".

Os mandados judiciais foram expedidas pela 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba e estão sendo cumpridos nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, além do DF.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters/Estadão/Folha/Veja/G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

9 comentários

  • Gustavo Ferreira

    Dois anos investigando ! Está parecendo o caso do Aécio, esconderam, esconderam e agora explodiu, ficou bem claro, o Aécio é o chefão em FURNAS ! E ai Mendes e os meninos de Curitiba ! Agora sabem quem é o verdadeiro chefe ? PF incompetente !

    18
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    O JBS...BRF...mais parecem os partidos e os políticos no Brasil... ou seja quando pegam algum político ou partido envolvido em maracutaia.. la vem a TV com a versão.. todo o dinheiro usado foi de doação l.egal e está no TSE devidamente aprovado.. agora o ABILIO enrolão e JOESLEI safadão... nossas unidades exportam para 1.000 paises e temos os melhores cuidados e assepsia no trato dos alimentos...que MENTIRA...que CARA DE PAU...a cabei de ver a entrevista ao Fantástico.. falando sobre a salmonela no perú em mineiros... produtores rurais de UBERLANDIA de perús ..aqueles que tiveram seus aviarios FECHADOS... sejam mais espertos e vão atras de seus direitos... ouvi uma fofoca..pode se tratar de fofoca...mas tenho quase a convicção que só mudaram para mineiros o abate de perús porque não conseguiram corromper o SIF na unidade de Uberlândia... e olha que bate o problema da salmonela em mineiros...tudo santo...igual a igreja católica banco do vaticano os cardeais roubando...bispos e padres com pedofilia... o mundo está virado num chapeu velho...

    1
  • Jorge Almada São José dos Campos - SP

    Não é só o problema da carne podre e propina para político, e sim o agravante maior que é a divida da JBS com a PREVIDÊNCIA SOCIAL, de 1,8 BILHÕES DE REAIS... O trabalhador que vai pagar a conta no futuro.

    0
    • Érico Batista da Silva Soledade - RS

      Sim, devem bilhões a Previdência e comprando nos EUA a maior empresa de fatiamentos de cortes finos, a compra foi por alguns bilhões de dolares, e nós vamos ter que pagar a previdência pra eles.

      0
    • Jorge Almada São José dos Campos - SP

      O país está uma bagunça, perderão o conceito de patriotismo, a nação está sendo roubada cada vez mais. A única a saída é uma intervenção militar.

      0
  • Jorge Almada São José dos Campos - SP

    VEJAM A RESPOSTA NO RECLAME AQUI

    É LASTIMÁVEL QUE UMA EMPRESA COMO A FRIBOI GASTE MILHÕES EM PROPAGANDA ENGANOSA DE QUE SEUS PRODUTOS SÃO CONTROLADOS RIGIDAMENTE.

    COMPREI 01 KG DE CONTRAFILÉ EMBALADO A VÁCUO E AO ABRIR CONSTATEI O CHEIRO DE OVO PODRE, RETIREI O ROTULO DE INSPEÇÃO E JOGUEI TODA A CARNE NO LIXO. CHEIRO INSUPORTÁVEL.

    O SAC PESQUISOU O LOTE E A RESPOSTA FOI QUE A CARNE ESTAVA TODA OK!

    1
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Uma mete o pau na concorencia.. e chama o presunto vagabundo de JOAO AUGUSTO.. ( só nao o chamem de Joao Batista, este é serio)..o outro tem um SLOGAM....CARNE CONFIAVEL TEM NOME.... poem confiavel nisto... são cara de pau...

    0
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    No SIF só vi mesmo um serio, lá em Itapiranga..e um em Araguari... o resto de Brasilia..etc..é tudo meio propinado... lembram que tem um que definiu o fim da soja safrinha no Paraná... e trabalhava no mapa em Brasilia... este é turbinado..

    Não esqueço um slogam usado na Radio Concordia... aquela em que deram o microfone ao seu Atilio (fundador da Sadia)...e ele como todo italiano meio topeira disse... nom.. nom.. nom.. xo o microfone, mas a radio tamen é minha... esta radio tinha um slogam.. UM RADIO SADIO EM TERRA SADIA... fala ABILIO DINIZ.. que feio... atribuir prejuizo e jogar a conta aos fornecedores de material quando seus executivos de meia tigela dormiam e o milho disparava... troque mais um funcionario BOM de 40.000.. e ponha um bocó de 5000... economizou 35 pau ne bicho... agora comprando carne podre.. e fazendo JOAO AUGUSTO.. que feio... e o ferro de quase 400 milhoes... outra coisa os cara da Sadia que voce trouxe de volta nunca fizeram nada.. ou seja so APARENCIA... só engodo... nunca pegaram o boi pelo chifre.. aliás quebraram a sadia... vá buscar o tirador de leite em Catanduvas em SC,,, vá buscar outros bons que passaram pela Perdigão.. que sem dinheiro e sem credibilidade cresceram e tanto é que compraram a sadia.

    0
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      E edtectipo de corrupção é generalizado em vários setores. De ""A a Z "".

      0
    • Érico Batista da Silva Soledade - RS

      sim, vai ver quem é o dono da perdigão o BNDS, logo o governo federal.

      0
    • Érico Batista da Silva Soledade - RS

      BRF é capitasl do BNDS.

      BRF É CAPITAL DO BNDS.

      0
  • LEDENIR PRESA são miguel do iguaçu - PR

    "VAMOS DAR O NOME AOS BOIS"

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Há um velho ditado popular que: "CONFIANÇA NÃO SE GANHA, OU COMPRA... SE CONQUISTA" !!! ... Eh! Aí... FRIBOI ... TOMO ???

      0
  • Antonio Ledesma Neto Londrina - PR

    Nos abates de bovinos um dos grandes problemas é o desconto do inss rural do produtor, o qual não é repassado ao governo federal... façam as contas sobre o abate de um ano e verifiquem o montante que dá.

    1
  • joão Lunardi SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MT

    Não entendi essa reportagem. O título diz : "OPERAÇÃO CONTRA IRREGULARIDADES EM FRIGORÍFICOS PRENDE EXECUTIVOS DA JBS " E logo abaixo diz : " A POLÍCIA FEDERAL NÃO IDENTIFICOU AS EMPRESAS SUSPEITAS DE ENVOLVIMENTO NO ESQUEMA" Se prenderam executivos da JBS , certamente a empresa envolvida seria da JBS .

    0
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Esta operação como diz aquele dirigente esportivo; É uma faca de dois legumes....Pois apura as irregularidades mas vai atingir o comércio responsável por 14 bilhões de dólares que é feito dentro das normas internacionais cuja fiscalização tem a participação dos países compradores...Garanto que se fosse em outros países, seria feito uma apuração sigilosa com os mesmos resultados desta operação, sem prejuízos óbvios que poderão vir pelo estardalhaço ocasionado por estas notícias...

      0