Conab inicia fiscalização do PGPM-Bio no Acre e Minas Gerais

Publicado em 22/05/2017 12:22
Fiscais irão visitar usuários da PGPM-Bio e do Vendas em Balcão

Beneficiários da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) serão visitados pelos fiscais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir desta segunda-feira (22) nos estado do Acre e de Minas Gerais.

A expectativa é vistoriar 25 extrativistas e uma associação de borracha natural, no Acre, e 30 extrativistas de macaúba, mangaba, pequi e umbú, em Minas Gerais. A operação prossegue até o dia 2 de junho.

Os fiscais analisarão o efetivo exercício da atividade e conferirão se as operações ocorreram conforme as normas que regem o Programa. Havendo inconsistência nas informações verificadas, o beneficiário é notificado para apresentar defesa. Se a inconsistência é confirmada, o extrativista ou a associação/cooperativa não recebe a subvenção ou devolve o recurso para a Companhia, caso já tenha recebido. Caso não devolva, o beneficiário é inserido no cadastro de inadimplentes, ficando impedido de participar de outro programa do governo.

A PGPM-Bio oferece subvenção a mais de 15 produtos do extrativismo. Quando algum dos produtos contemplados é vendido no mercado por um valor inferior ao preço mínimo estipulado pelo governo federal, a Conab paga a diferença para o extrativista. Os produtores podem acessar a política individualmente ou organizados em associações ou cooperativas.

Vendas em Balcão - Os fiscais da Conab também visitarão, a partir desta semana, 54 pequenos criadores beneficiários do Programa de Vendas em Balcão nos estados do Acre, Goiás, Pernambuco e Rondônia. As fiscalizações conferem a veracidade das informações fornecidas pelo beneficiário no ato do seu cadastramento, como o tamanho do seu plantel. Os técnicos também verificam se o milho adquirido por meio do programa é de fato destinado à alimentação dos animais, entre outros itens. O objetivo do Programa é viabilizar o acesso de criadores de pequeno porte aos estoques públicos, a fim de suprir a demanda por insumos necessários a suas atividades econômicas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário