Próxima guerra será por comida; Batalhas serão de terno e gravata

Publicado em 26/06/2017 07:22

Em tempos de guerra, nenhum país quer descobrir que seus parceiros comerciais fornecem produtos que sua população e militares não precisam. É muito melhor para qualquer nação produzir insumos básicos de sobrevivência dentro de suas próprias fronteiras. E para garantir a sobrevivência da produção doméstica, um país pode precisar agir contra a concorrência estrangeira.

Esse é o argumento da administração do presidente norte-americano Donald Trump sobre a produção de aço estrangeira. E também tem sido o argumento da China sobre o trigo há muitos anos.

O governo Trump está preparando para determinar, talvez já nos próximos dias, o que é considerado o maior passo para o comércio neste sentido até agora: os resultados de uma investigação que pode impor limites às importações de aço e alumínio com a alegação de proteger a segurança nacional dos Estados Unidos.

Essa perspectiva está gerando preocupação em todo o país, já que outros mercados podem utilizar a mesma justificativa para barrar produtos norte-americanos, e o agronegócio, que representa grande parte das exportações dos Estados Unidos, pode ficar vulnerável.

Europa prepara barricadas

Oficiais europeus já avisaram que podem responder às restrições de aço e alumínio com suas próprias taxações, e que a agricultura dos Estados Unidos seria um alvo, segundo fontes inteiradas sobre a troca.

A Associação de Trigo dos Estados Unidos declarou publicamente que está “extremamente preocupada sobre potenciais consequências das barreiras protecionistas”. A entidade considera que os resultados podem ser devastadores.

“O trigo é provavelmente a commodity mais associada à segurança alimentar do planeta, e nós temos orgulho disso, mas não queremos que as barreiras comerciais se virem contra nós ”, afirma Bem Conner, diretor da associação.

“Qualquer investigação que leve a novas tarifas de importação podem esbarrar em retaliações ou novas taxas aos produtos dos EUA”, destaca um porta-voz de um grupo industrial externo à indústria agrícola, e que preferiu falar sob a condição de anonimato por conta de ser um tema sensível às próximas negociações do Acordo de Livre Comercio da América do Norte. “Como já vimos historicamente, os produtos agrícolas tendem a estar na linha de frente das retaliações”, finaliza.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
The Washington Post

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário