Importação de insumos não precisa mais de aprovação prévia

Publicado em 24/07/2017 09:39

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial da União, instrução normativa que estabelece procedimentos técnico-administrativos para o licenciamento da importação de agrotóxicos e de produtos técnicos e afins, eliminando a exigência de aprovação prévia no embarque do produto.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, entre os insumos, os agrotóxicos são de grande importância para o agronegócio e sua importação tinha como exigência adicional a anuência prévia. Isto é, o importador solicitava ao Mapa, antes do embarque na origem, a licença para trazer o produto devidamente registrado no Brasil. Isso acaba agora com a Instrução Normativa n° 26.

“Optamos por suspender a exigência, eliminando uma das etapas da importação do insumo. Vamos operar unicamente com a Licença de Importação e o desembaraço será nos pontos de entrada da mercadoria, ou seja, nos portos e posto de fronteira, onde existem postos alfandegados do Ministério da Agricultura. Assim, simplificamos o processo, o que resultará em redução dos custos operacionais e de tempo”, disse Rangel.

O secretário afirmou que o procedimento adotado é seguro. Segundo ele, depois de anos de análise e de observação por parte da equipe técnica da SDA, percebeu-se que o índice de rechaço da mercadoria é zero. Até o momento, não ocorreu caso de importação de agrotóxico sem o seu registro no Mapa e do estabelecimento importador no órgão competente do estado ou do Distrito Federal.

A publicação da IN n° 26 faz parte do Agro+, plano de modernização e simplificação que está alinhado aos eixos de modernização e de desburocratização e do Marco Regulatório do Plano de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário