Grupo de campanhas online Avaaz pede à UE que bloqueie compra da Monsanto pela Bayer

Publicado em 24/07/2017 16:13

BRUXELAS (Reuters) - O grupo de campanhas online Avaaz pediu a órgãos anti-truste da União Europeia que bloqueiem a compra da Monsanto pela Bayer, dizendo que isso prejudicaria a inovação e a competição e elevaria os preços.

O acordo de 66 bilhões de dólares, a última das três grandes compras no setor, tem enfrentado críticas de grupos ambientalistas e agrícolas, bem como de legisladores de ambos os lados do Atlântico, preocupados sobre a concentração de mercado.

A Avaaz disse em uma carta à comissária de competição da União Europeia, Margrethe Vestagerhad, que mais de um milhão de pessoas assinaram a petição que se opõe à fusão das companhias alemã e norte-americana, a qual, segundo o grupo, teria um grande impacto sobre produtores.

"Ela controlaria mais de um quarto do mercado global combinado para sementes e pesticidas e prenderia ainda mais produtores em uma cadeia de abastecimento de produtos que ameaça a biodiversidade e a segurança alimentar com a criação de monoculturas perigosas, geneticamente modificadas e dependentes de pesticidas", disse o advogado da Avaaz, Nick Flynn, em uma carta.

A Comissão Europeia, cuja avaliação preliminar do acordo acaba em 7 de agosto, não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário, enquanto a Bayer disse: "A combinação da Bayer e da Monsanto nos permitirá oferecer a produtores mais e melhores soluções por meio de tecnologias, produtos e conhecimento geográfico complementares".

(Por Foo Yun Chee; reportagem adicional de Patricia Weiss)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul passa por tragédia humanitária e não pode ter espaço para discursos oportunistas
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Logística Portuária, Argentina, Exportação de Algodão, Protocolo PPS e Abramilho
Estratégias de Manejo Biológico na agricultura | Maneco Zago | Agro Jovem Podcast
ARP#336 - De repente o diretor: os desafios de uma sucessão inesperada
Agronegócio de SC se une em apoio ao povo gaúcho