Colatto cobra regulamentação do Programa de Regularização Ambiental

Publicado em 16/08/2017 18:15

O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), vice-presidente de Meio Ambiente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), disse nesta quarta-feira (16) que o Brasil precisa avançar na implantação do Código Florestal, criado com a aprovação da Lei 12.651, em 2012. A afirmação foi feita após a reunião da Comissão de Agricultura da Câmara que contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, convocado para dar explicações sobre a falta de regulamentação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), além da excessiva criação de parques florestais.

O Programa de Regularização Ambiental trata da regularização das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL) e de uso restrito (UR), que poderá ser efetivada mediante recuperação, recomposição, regeneração ou compensação por parte dos agricultores.

“O ministro cuida das pulgas e esquece dos cachorros, ou seja esquece das questões macro que precisamos resolver. Uma delas é a implantação do Código Florestal, que até hoje não evoluiu além do Cadastro Ambiental Rural.” E até nesse aspecto, explica Colatto, o que foi realizado aconteceu por conta e risco dos agricultores, inclusive arcando com as despesas do processo.

Colatto, que foi o autor do requerimento de convocação de Sarney Filho, defende que o Brasil evolua fazendo a regulamentação do PRA a fim de que, posteriormente, os estados possam entrar em ação. O deputado ficou satisfeito com a manifestação de Sarney de que, a exemplo do CRA, o PRA também seja feito de forma autodeclaratória. Ou seja, o proprietário rural informa os dados e, depois, fica sujeito à fiscalização. “A União precisa regulamentar para que os estados façam a implantação. É importante que o PRA seja implantado de forma definitiva porque cessam as multas.”

Sobre a criação de parques, Colatto perguntou onde está o dinheiro para indenizar os donos das terras desapropriadas. “O governo toma essas terras na mão grande de proprietários que estão lá há 50, 100 ou 200 anos e não paga por isso”, criticou o parlamentar. “O agricultor precisa de um benefício por manter as florestas dentro da sua propriedade”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário