Eunício promulga proposta de suspensão da cobrança de débitos de produtores com o Funrural

Publicado em 12/09/2017 17:45

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, promulgou nesta terça-feira ( 12) o projeto de resolução que suspende a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no mês passado. 

Como não houve recursos, o documento agora passa a ser a Resolução nº 15 , de 2017 do Senado Federal.

Resolução do Senado - N15 - Funrural
Imagem enviada pelo Deputado Federal Jeronimo Goergen (PP-RS)

A proposta, apresentada pela senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), invalida trechos da Lei de Seguridade Social relativos à contribuição para o fundo, considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010 e 2011.

A expectativa é que a promulgação da resolução resolva a questão da cobrança retroativa do Funrural. Na ocasião, o STF decidiu que havia bitributação do produtor e do empregador rural pessoa física, pois ele pagava a contribuição sobre a folha de pagamento e sobre o faturamento. Graças a liminares obtidas tendo como base o entendimento do Supremo, diversos produtores deixaram de recolher a contribuição. As decisões levaram em conta a redação da Lei do Funrural dada pelas leis 8.540/92 e 9.528/1997.

Em março deste ano, o STF proferiu nova decisão em que declarou constitucional a cobrança do Funrural, dessa vez com base em uma nova legislação em vigor, a Lei 10.256/2001. A Receita Federal orientou os contribuintes a regularizarem as dívidas. Para mitigar o impacto do pagamento dos valores em atraso, o Planalto editou medida provisória (MP) permitindo a renegociação.

A invalidação dos trechos considerados inconstitucionais anteriormente resolve a questão e torna a MP desnecessária. Como o Supremo já havia considerado a cobrança inconstitucional anteriormente, o que foi instituído por legislação posterior sequer pode ser considerado válido. 

A contribuição ao Funrural é destinada à Previdência do trabalhador rural. A senadora Kátia Abreu defende que seja discutida nova contribuição, já que, segundo ela, há distorções.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    Estão sempre buscando gerar novas receitas através da instituição de novos mecanismos, normalmente já previstos em legislação anterior, gerando uma baderna jurídica sujeita a decisões controversas... têm que simplificar os mecanismo de cobrança, a fim de proporcionar segurança jurídica para todos, de forma clara e concisa...

    0