Ibama deflagra mais uma operação contra avião agricola, agora no MS

Publicado em 21/11/2017 11:52
por blog Ambiente Inteiro

O Ibama deflagrou mais uma grande operação na região sul do estado de Mato Grosso do Sul. A operação batizada de Deriva 2 visa combater a aviação agrícola no Estado. Vários órgão de repressão atuam junto com o Ibama procurando por toda e qualquer irregularidade que possa retirar os aviões de operações. A ação é semelhante àquele realizada pelo Ibama no Rio Grande do Sul que resultou na suspensão de várias aeronaves e milhões em multas.

Três equipes fazem diligências em hangares nas cidades de Rio Brilhante, em Ponta Porã e em Aral Moreira. A ação coordenada já resultou na interdição de oito aeronaves agrícolas no estado.

Em Ponta Porã, a força-tarefa autuou uma empresa em R$ 1,6 milhão por utilizar "produtos perigosos" e por prestar informação omissa em processo administrativo. Duas aeronaves foram interditadas.  A operação teve inicio na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, 

Veja também: Ibama apreende aeronaves agrícolas e proíbe plantio de arroz no Rio Grande do Sul

Já em Rio Brilhante, a fiscalização interditou cinco aeronaves de três empresas. Elas são investigadas por pulverização agrícola sem a devida licença, documentos aeronáuticos vencidos, ausência de receituários agronômicos nos relatórios de pulverização e falta de pátio de descontaminação, entre outras irregularidades encontradas pela força tarefa.

Por fim, em Aral Moreira, uma empresa teve uma aeronave interditada. As equipes também constataram que o abastecimento das aeronaves era feito por funcionários sem treinamento e que não recebiam adicional de periculosidade. Além disso, as instalações elétricas encontravam-se em condições precárias e o descarte de resíduos ocorria sem observância às normas de saúde, higiene e segurança dos trabalhadores.

A ação do Ibama integra uma série de fiscalizações ambientais conjuntas previstas para Mato Grosso do Sul. A intenção dos órgãos integrantes do grupo é, claramente, dificultar a utilização da aviação agrícola na agricultura alegando danos ambientais e à saúde da população.

Além do Ibama, participam da operação o Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado de Mato Grosso do Sul (MP-MS), a Polícia Militar Ambiental (PMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECO) e Instituto de Criminalística da Polícia Civil (PC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Governo Federal e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro).

Veja também: Ibama multa empresas do agro no mesmo dia da publicação do Decreto nº 9.179

deriva2-vale%2B%25281%2529.jpg
Fiscal da Anac procura irregularidades para suspender operação de avião agrícola na manhã desta terça-feria (21). Operação Deriva 2, está sendo realizada em três cidades de Mato Grosso do Sul: Rio Brilhante, Aral Moreira e Ponta Porã (Foto: MP-MS/Divulgação)


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Ambiente Inteiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Waldyr Martins Cunha Londrina - PR

    Seria bom se o site Notícias Agrícolas publicasse as milhares ou milhões de normas ambientais e trabalhistas para que os produtores rurais não sejam surpreendidos pelos horrores de uma fiscalização esfomeada e ideológica. Será essa mesma rigidez nos países civilizados e concorrentes com o Brasil? Assim, o último produtor rural a desistir, que apague a luz e feche a porteira.

    1