FAO alerta para aumento da degradação dos solos a nível mundial

Publicado em 13/12/2017 10:33
Até 2050, a população mundial deverá atingir 9 bilhões de pessoas, o que obrigará os agricultores a produzirem pelo menos 49% de alimentos sob um clima cada vez mais variável e difícil de prever.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) fez um alerta nesta terça-feira (5) para o aumento da degradação dos solos a nível mundial, devido a práticas inadequadas de manuseio da terra. O alerta foi lançado por ocasião do Dia Mundial do Solo, sob lema “Cuidar do planeta começa com o solo”.

Segundo a FAO, aproximadamente 33% dos solos globais estão degradados. Em nota, o organismo da ONU e a Parceria Global do Solo (Global Soil Partnership - GSP), lembram que as práticas inapropriadas e a pressão do ser humano estão a intensificar a degradação dos solos, apesar do papel essencial que o mesmo desempenha para a subsistência humana.

Lançada em 2011, a GSP tem cinco pilares de ação: 1) Promover a gestão sustentável dos recursos do solo; 2) Incentivar o investimento, cooperação técnica, política, o ensino e a extensão; 3) Promover Projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) na área dos solos; 4) Reforçar a quantidade e qualidade dos dados e da informação sobre o solo; e 5) Apoiar a harmonização de métodos, medições e de indicadores para a gestão sustentável do solo.

Segundo estimavas da FAO, mais de 10 milhões de pessoas já abandonaram os seus países de origem devido a questões ambientais, como seca, erosão do solo, desertificação e desmatamento.

Até 2050, a população mundial deverá atingir 9 bilhões de pessoas, o que obrigará os agricultores a produzirem pelo menos 49% de alimentos sob um clima cada vez mais variável e difícil de prever.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Ambiente Inteiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Alcindo Pastore Palotina - PR

    Essa conversa de 9 bilhoes de pessoas incentiva a idéia de que o mundo vai morrer de fome..., porem essa conversa nao cola, a grande maioria das familias, em grande maioria dos paises, esta tendo menos filhos; nos paises que estao em crescimento e grande evolução, o numero de nascidos é controlado para a propria segurança alimentar e soberania interna. Entao esses idiotas ficam rodando bases de dados e projetando crescimento. Isso pode ser um tiro no pé, porque nem tudo acompanha graficos de tendência. Pode haver uma mudança no meio da fase e inverter a curva. Com isso haveria um excesso de produção que jogaria os valores das comodites pra baixo. Facilitando a importação e manufatura por esses paises, revendendo produtos acabados aos trouxas do terceiro mundo. Que trabalham muito, exaurindo seu solo e importando nutrientes caros desses mesmos paises, visando alimentar o mundo com sua exportação de produtos primários. Mas para isso necessitam ainda comprar alta tecnologia dos mesmos paises, a fim de estender e produzir muito pra matar a fome dos outros.

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Esse povo da FAO é tão picareta que outro dia o petista José Graziano, presidente da instituição, concedeu um premio ao ditador Venezuelano Nicolas Maduro por garantir a segurança alimentar do povo da Venezuela. Para quem não sabe, pesquise, os venezuelanos estão morrendo de fome. É preciso acabar de uma vez por todas com a influencia da FAO nas politicas brasileiras.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E complementando, a FAO é um organismo da ONU, então o Sr. Alcindo acerta no comentário pois a ONU além de outras práticas é a maior promotora do aborto no mundo. Ela também tem responsabilidade sobre a BNCC, base nacional curricular comum que os esquerdistas querem ver a todo pano implantadas nas escolas brasileiras.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Ante ontem rodando no faceboock encontrei no exterior um compartilhamento, mostrando um nordestino com 13 filhos machos declarando que so' pararia de ter filhos quando chegasse uma menina... A religiao aprova e os comunistas querem que todos ajudem esse sujeito a sustentar os filhos dele...

      1