Justiça concede liminar de reintegração de posse após ocupação em fazenda da Embrapa em São Carlos, SP

Publicado em 17/04/2018 15:42
Ativistas da União Nacional Camponesa (UNC) ocuparam o terreno da fazenda Canchim na madrugada da segunda-feira (16)

A Justiça concedeu nesta terça-feira (17) uma liminar de reintegração de posse para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste. De acordo com o documento, os ativistas têm até as 15h para desocupar o terreno em São Carlos (SP).

Na madruga de segunda-feira (16), cerca de 50 pessoas que fazem parte da União Nacional Camponesa (UNC) ocuparam uma propriedade rural do órgão como forma de pressionar o Governo Federal a discutir a reforma agrária no país.

Ocupação

De acordo com o coordenador do movimento, Noredir José Queiroz, o movimento espera há quatro anos por um pedaço de terra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou os ativistas que parte da fazenda Canchim seria usada para o assentamento das famílias.

“Foi indicação do Incra. Falaram que estavam com a área em negociação com a Embrapa e essa área seria para a UNC”, disse.

Funcionários da Embrapa removeram alguns animais que pastavam na área ocupada.

...

O Incra negou que tenha indicado a fazenda Canchim ou qualquer outro imóvel para movimentos sociais de luta pela terra e que não há nenhuma negociação com a Embrapa para destinação de qualquer área pra assentamento rural.

Confira a reportagem completa no site do G1 São Carlos e Araraquara

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista