Em viagem para reunião do BRICS, Maggi vai tratar de embargos da China e Rússia

Publicado em 20/06/2018 18:01
Dos ministros do grupo, também vai cobrar preferência mínima no comércio entre os países.

Em viagem para reunião dos ministros da Agricultura dos BRICS na África do Sul, o ministro Blairo Maggi disse que aproveitará para tratar “de duas conversas que incomodam”, segundo ele, com representantes da China e da Rússia. No caso da China, se trata de embargo à importação de frango sob a alegação de prática de dumping e, da Rússia, de carne que teria a presença de ractopamina.

“Todos os pleitos que a Rússia tinha com o Brasil foram atendidos”, disse o ministro. Da China, segundo ele, está vindo uma missão checar números em visita a três plantas brasileiras, onde pretendem conhecer os custos de produção. “Eles alegam que praticamos dumping, usando preços mais baixos de produção, o que não é verdadeiro. O Brasil é muito competitivo, tem a produção barata de ração, no caso farelo de soja e milho”.

Maggi reconhece que esse custo baixo incomoda outros países. “Tenho até dito a todos que fazem parte desse mercado a importância de saber o quanto  se pode ofertar em cada país para que não implique em desestruturar a produção local e haja uma reação da sociedade e de produtores contra o Brasil, como vem acontecendo até agora”.

“Então, são duas pautas que nós queremos discutir com os dois ministros, aproveitando essa reunião do BRICS, que antecede a reunião presidencial, de julho”. De acordo com o ministro, a ideia é preparar esses assuntos para que no encontro que Michel Temer terá com os presidentes desses países o diálogo avance com mais facilidade.

Na reunião, prevista para sexta-feira (22), no 8º encontro do grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Maggi disse que irá tratar sobre a importância do aumento do comércio entre eles, “para que se dê um mínimo de preferência  entre esses países e para que funcione de maneira mais efetiva”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Lino Gaspar Rocha Aguiar Rio Paranaíba - MG

    A formação dos BRICS (Brasil/Russia/Índia/China/África do Sul) foi uma conquista que visava um comércio efetivo com a Ásia... Uma ferrovia transoceanica deveria nos dar uma saída para o oceano Pacífico. Seria uma redenção para o agronegócio, com a diminuição dos frete para a Ásia... Dai plantamos vento e estamos colhendo tempestades!

    6