Aumento nas entregas de adubos no país em julho

Publicado em 17/08/2018 08:14

As entregas de adubos ao consumidor final totalizaram 3,98 milhões de toneladas em julho deste ano, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

 

O volume aumentou 33,0% em relação a junho deste ano e foi 18,1% maior que o registrado em julho do ano passado. Veja a figura 1.

Figura 1.
Entregas de fertilizantes ao consumidor final no Brasil em 2017 e 2018, em milhões de toneladas.
Fonte: Anda / compilado pela Scot Consultoria

 

A maior movimentação em julho foi reflexo da demanda para o plantio da safra brasileira de grãos 2018/2019. No mais, é importante considerar os volumes que não foram entregues em maio e junho devido à greve dos caminhoneiros e também em função dos impasses com relação ao tabelamento do frete rodoviário.

No acumulado de janeiro a julho de 2018 foram entregues 16,81 milhões de toneladas de adubos no país, 1,9% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado.

A expectativa da Scot Consultoria é de um volume total entre 34,50 e 35 milhões de toneladas de adubos entregues no Brasil em 2018, frente ao recorde registrado no ano passado, de 34,44 milhões de toneladas comercializadas.

As altas de preços da soja e do milho no mercado interno deverão puxar o crescimento das áreas destas culturas na temporada que se inicia em breve, o que demandará mais adubo.

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista