IEA divulga as previsões e estimativas das safras agrícolas do Estado de São Paulo

Publicado em 06/09/2018 10:31
O levantamento indica aumento de área e produção das principais culturas, embora as baixas precipitações tenham comprometido a produtividade de boa parte delas

O segundo trimestre de 2018 foi marcado pela falta de chuvas, o que ocasionou redução nas expectativas de produção de culturas importantes para a economia do Estado. A área ocupada com grãos aumentou 4,55% em relação à safra passada, e a produção teve um incremento de 1,9%; a produtividade, porém, foi menor em 2,53%, informa Instituto de Economia Agrícola (IEA). 
  
Os resultados apurados para a Soja mostram crescimento de área de 5,7% e de 6% na produção. Os EDRs de Itapeva e Assis concentraram a maior área do Estado nesta safra, com 24% e 16%, respectivamente. Para o Milho Safrinha foi registrado aumento de 9,5% na área em produção, em comparação ao ano anterior. Esse resultado mostra que os produtores estavam animados com a cultura, mas a queda significativa de produção (-20,2%) em virtude de produtividade inferior em 27,1%, comprometeu as boas expectativas para a produção. O próximo levantamento, iniciado em setembro, trará os números finais da cultura nesse ano safra. 
  
Finalizado o quarto levantamento de safra de Café, constatou-se nova elevação na estimativa de quantidade a ser colhida em 2017/18, totalizando 5,8 milhões de sacas (348,8 mil t), o que representa incremento de 29,1% quando comparada à temporada 2016/17. O EDR de Franca, com produtividade média acima das 39 sc./ha, congrega 44,7% da produção paulista, constituindo-se em um dos cinturões cafeeiros mais importantes do país. 
  
O índice pluviométrico abaixo da média histórica também comprometeu a produção da Cana-de-Açúcar, principal produto do Estado de São Paulo, mesmo com o pequeno aumento de área. Os Escrit órios de Desenvolvimento Rural (EDRs) de maior produção indicam queda: Barretos (-3,5%), Orlândia (-1,1%), Ribeirão Preto (-2,2%), Araraquara (-1,8%), São José do Rio Preto (-2,3%) e Jaboticabal (-3,3%). Juntas, essas regi ões produzem mais de 162 milhões de toneladas, equivalente a 37% da produç ão paulista. 
  
A estimativa preliminar da safra 2017/18 para a cultura da Laranja indica uma produção de 348,6 milhões de caixas de 40,8 kg (14.221 mil t), volume 7,4% superior ao obtido na safra anterior. Quanto à área total plantada de 460 mil ha (que inclui área com plantas ainda não produtivas), o levantamento prevê aumento de 3,1% em relação ao ano anterior. Embora novas técnicas tenham sido aplicadas para minimizar e/ou resolver a incidência de problemas fitopatológicos, em especial cancro cítrico e HLB (greening), ainda há continuidade no processo de erradicação e expansão menor de pomares, explicam os pesquisadores do IEA. 
  
Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e gráficos, clique aqui.

Fonte: Sec. de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece