Produtores rurais e contadores participam de seminário sobre o ITR

Publicado em 06/09/2018 17:33

Orientar os produtores e contadores sobre a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) foi o principal objetivo do Seminário de Cidadania Rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE). O evento aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE) com diversas palestras e uma oficina sobre como preencher a declaração do ITR.

O objetivo do evento foi atualizar os produtores e profissionais da área contábil quanto às informações técnicas relativas às alterações da legislação relacionada ao segmento rural que vão influenciar a rotina das empresas e produtores rurais.

O presidente do Senar/SE, Ivan Sobral, explica que o seminário foi planejando pensando nas dificuldades dos produtores e contadores em declarar o ITR. Pensando nisso, o seminário reuniu diversas palestras e uma oficina para orientar os produtores e contadores.

“Mais um evento que trazemos para os produtores. O evento foi voltado especificamente para o ITR por sua importância e por conta do prazo da declaração, que já é no final do mês. O Governo Federal em 2015 promoveu a ideia da sincronização do cadastro do Incra e Receita, o que tem gerado conflito de informações. Este seminário serviu para esclarecer muitas dúvidas”, afirma.

Uma das palestras foi realizada pelo analista técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Joaci Franklin de Medeiros, que falou sobre a vinculação dos cadastros Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir).

“A palestra foi para dar uma visão para os contadores e produtores rurais sobre a importância do ITR e a forma como ele deve ser trabalhado com os produtores. Nós passamos desde o conceito de ITR, fomos passando por diversas leis e normas de modo que a gente faça com que os contadores e produtores tenham uma maior segurança e uma maior responsabilidade no trato deste assunto junto com a Receita Federal. Fizemos um mutirão com informações concentradas e exemplos práticos. Tivemos a oportunidade de tirar várias dúvidas”, explica Joaci Franklin.

O produtor rural Euler Prado Rocha destaca que o seminário serviu para esclarecer muitas dúvidas sobre o ITR, já que a legislação está se atualizando e o produtor precisa estar atento a essas alterações.

“Inicialmente, preciso parabenizar o Senar e todas as instituições que se reúnem para promover um evento desta natureza porque é um evento esclarecedor tanto as empresas de contabilidade responsáveis por esta ação, como para os produtores que precisam de esclarecimentos. A legislação está se atualizando constantemente e precisamos acompanhar para estar de forma regular junto aos órgãos”, afirma Euler.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Senar Sergipe

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário