CNA acompanha negociações comerciais com União Europeia e Coreia do Sul

Publicado em 14/09/2018 15:56

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanhou nesta semana, em Montevidéu (Uruguai), as negociações para acordos comerciais de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) e as tratativas de diálogo entre o bloco sul-americano e a Coreia do Sul.

Na quinta (13), o coordenador de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, apresentou à negociadora-chefe da EU, Sandra Gallina, a solicitação do Foro Mercosul da Carne (FMC), do qual fazem parte a CNA e outras associações rurais do bloco, de uma cota de pelo menos 160 mil toneladas sem imposto de importação. As negociações com a União Europeia seguem inconclusivas.

No caso da Coreia do Sul, as discussões não avançaram substancialmente em razão da indecisão da posição brasileira. Enquanto alguns setores industriais pedem um acordo limitado, associações da agricultura, pecuária e agroindústria defendem um acordo amplo, que garanta oportunidades reais para os exportadores brasileiros.

Em reuniões com diplomatas dos países do Mercosul, a CNA reforçou o potencial do mercado coreano para setores como cereais, carnes, açúcar, processados de soja e frutas. O Brasil pode ampliar suas exportações do agronegócio para a Coreia do Sul em até US$ 12,5 bilhões.

Segundo Gedeão Pereira, as negociações são importantes para fortalecer as ações de representação dos produtores rurais. “Temos conversado com mais associações de dentro e fora do Brasil e construído posicionamentos fortes e comuns. Isso cria uma base para outras ações, como a missão comercial à Ásia que realizaremos em novembro junto com argentinos e uruguaios”.

Integram a delegação da CNA no Uruguai o assessor de Relações Internacionais Pedro Netto e o diretor Jurídico da Farsul, Nestor Hein.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário