Pesquisador americano sustenta que nível de desenvolvimento da agricultura de precisão no Brasil é semelhante à dos EUA

Publicado em 04/10/2018 14:26
Análise foi feita em conferência proferida no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão - ConBAP 2018, que será encerrado nesta quinta-feira (4), em Curitiba

Em conferência proferida nesta quarta-feira (3) no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP 2018), que está sendo promovido em Curitiba pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), o pesquisador do USDA, Kenneth Sudduth, traçou um panorama histórico da Agricultura de Precisão nos Estados Unidos. Na fase dos debates, afirmou que o estágio brasileiro nessa área não fica muito atrás das técnicas utilizadas na agricultura americana. Uma das ferramentas destacadas por ele durante sua apresentação foi a da condutividade elétrica do solo, técnica por meio da qual é possível levantar, de forma prática e rápida, parâmetros como textura e umidade do solo.

De acordo com o palestrante, nos Estados Unidos a estimativa é de que 10% dos produtores já estejam utilizando tal instrumento de análise de solo. No Brasil, apesar de ainda ser bastante insipiente seu uso, a prática já é bem conhecida pelos produtores. “A principal vantagem é que a nova solução possibilita fazer uma rápida caracterização do solo numa área relativamente extensa para, em seguida, aprimorar a avaliação com análise convencional de solo apenas nos locais previamente identificados pela condutividade elétrica do solo”, explica o engenheiro Marcio Albuquerque, diretor da Falker, empresa que desenvolveu e fabrica um equipamento destinado ao teste de condutividade de solo.

O pesquisador americano observou ainda que também entre os produtores dos Estados Unidos ainda há certa indefinição quando à adoção da Agricultura de Precisão. “O que acontece é que muitos agricultores não conseguem enxergar valor nas informações fornecidas pelos instrumentos da Agricultura de Precisão. Um exemplo disso é a desconfiança quando a parâmetros que apontam para a necessidade de aplicação de fosfato ou potássio em suas lavouras”, comentou o pesquisador. A seu ver, muitas vezes as prescrições previstas pelos instrumentos de Agricultura de Precisão não surtem o efeito esperado, pois o produtor não acredita nas soluções. “E todos nós sabemos que o processo envolvido na ferramenta exige parceria entre o produtor, o agrônomo e os consultores”, conclui o pesquisador, que presidiu a International Society of Precision Agriculture (ISPA) de 2014 a 2016.

Serviço:
ConBAP 2018 - Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão
Local: Expo Unimed, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Curitiba/PR
Data: de 2 a 4 de outubro de 2018
Outras informações: https://conbap2018.asbraap.org/index.php

Fonte: AsBraAP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece