Custos de produção darão suporte aos preços de fertilizantes no quarto semestre

Publicado em 17/10/2018 11:03
Demanda firme após safras recordes ao redor do globo sustentam tendência de alta em trimestre historicamente lento.

Os custos das matérias-primas da fabricação de fertilizantes se encontram em patamares elevados e em tendência de alta, resultando em ritmo mais agitado para o mercado, que historicamente apresenta movimento oposto: o quarto trimestre costuma ser de calmaria e preços mais baixos, influenciado pela interrupção dos trabalhos no campo no hemisfério norte, devido ao inverno, e às paradas para manutenção em diversas fábricas.

“Somando os custos de produção aos baixos estoques globais e à demanda acima do comum, esperamos preços bem sustentados nos próximos meses, talvez mantendo a tendência de alta”, avalia o analista de mercado da INTL FCStone, Fábio Rezende. “Com as margens dos produtores ainda bastante apertadas no início do quarto trimestre, e tendência de alta dos custos de produção, é difícil visualizar um cenário de queda significativa dos preços no curto prazo”, reforça.

Em relação às matérias-primas, o gás natural é a principal delas. O gás é usado na fabricação de amônia, ingrediente dos fertilizantes nitrogenados e dos fosfatados DAP e MAP, e também é uma importante fonte de energia para a indústria. Seu preço bateu as máximas desde 2014, impulsionado pela alta do petróleo e pelo rápido crescimento da demanda na Ásia, onde substitui o carvão como uma fonte de energia mais limpa. “Tendo em vista o aperto no balanço global de petróleo – principalmente após o início das sanções contra o Irã em novembro – e a chegada do inverno no hemisfério norte – quando a demanda por gás para aquecimento dispara –, o cenário permanece de alta para o combustível”, explica Rezende.

Outro insumo importante é o enxofre, particularmente para os fosfatados. Seu preço também se encontra em tendência de alta, tendo como o principal fator para isso a menor produção. A principal fonte de enxofre é o refino de petróleo, de seus derivados e do gás natural. Embora no longo prazo a oferta do enxofre deve subir com a crescente exploração de petróleo e gás azedos no Canadá e regulações mais restritas para o teor de enxofre em combustíveis marítimos, no curto prazo a oferta é lesada pela produção declinante da Venezuela e pelas sanções contra o Irã.

Quanto ao mercado de potássio, entregas para a China e Índia, que recentemente concluíram suas negociações de contratos anuais de importação, devem manter a disponibilidade baixa no mercado à vista.

No lado da demanda, safras recordes de milho, trigo, arroz e soja nos principais produtores agrícolas do mundo têm mantido o consumo de fertilizantes elevado, apesar dos preços mais altos. “Mesmo com a redução sazonal das aplicações com a aproximação do inverno no hemisfério norte, compras para abastecimento de estoques devem se manter”, resume o analisa Fábio Rezende, da INTL FCStone.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário