O IICA apresentou suas estratégias para as mulheres rurais em celebração pelo seu dia

Publicado em 17/10/2018 12:08
Em cerimônia com convidados de todo o mundo, a organização do Sistema Interamericano especializada no desenvolvimento agrícola e rural informou que suas iniciativas para as mulheres rurais propiciarão e promoverão a autonomia econômica, os empreendimentos e uma maior participação da mulher nos espaços decisórios.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) comemorou o Dia Internacional das Mulheres Rurais e apresentou novos e inovadores planos de trabalho para empoderar e dar visibilidade a este segmento esquecido da população.

Na cerimônia, presidida por Renato Alvarado, ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, por Susana Balbo, presidente do W20 - grupo de afinidade do G20 para os temas de igualdade de gênero -, e por Manuel Otero, diretor-geral do IICA, a organização do Sistema Interamericano especializada no desenvolvimento agrícola e rural informou que suas iniciativas sobre o tema propiciarão e promoverão a autonomia econômica, os empreendimentos e uma maior participação da mulher nos espaços decisórios.

"As mulheres estão em dupla desvantagem: diante dos homens que vivem no campo e diante das mulheres urbanas. Não compete apenas aos governos reduzir essas brechas, mas também à sociedade civil, que deve adotar um compromisso para diminuir este problema”, disse Otero.

"As mulheres rurais têm de ser escutadas. Devemos saber o que pensam, o que necessitam, o que sugerem em gritos silencioso, mas com sabedoria", declarou o diretor-geral do IICA, que firmou três acordos para impulsionar o trabalho da instituição em parceria com órgãos especializados em favor dos setores esquecidos do mundo rural.

"Estamos assumindo a perspectiva de gênero em prol de uma maior igualdade no mundo rural, com visão inovadora e com ações concretas ", disse Federico Villarreal, diretor de Cooperação Técnica do IICA.

"No IICA, vamos fortalecer as capacidades inovadoras, promover as lideranças nas cadeias inovadoras e mais competitivas. Vamos adotar planos que fortaleçam também a presença das mulheres rurais nos processos de agricultura climaticamente inteligente e que contemplem o manejo sustentável do solo, o uso eficiente da água e a preservação", acrescentou.

Susana Balbo fez um resumo das recomendações do W20, que foram entregues ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, e que serão levadas por ele à reunião dos líderes do G20, a ser realizada no próximo mês. Ela recordou a necessidade de "garantir a inclusão financeira das mulheres” e de assegurar “seu acesso ao crédito e aos serviços financeiros".

"As mulheres rurais representam um terço da população mundial. 50% da produção mundial de alimentos passa pelas suas mãos. Elas têm um papel fundamental na sustentabilidade da terra, na família e no tecido social. Melhorando sua situação, poderíamos aumentar em até 30% a produção mundial", disse Balbo.

O ministro de Agricultura da Costa Rica, Renato Alvarado, expressou "a necessidade de uma mudança cultural para uma transformação” da situação das mulheres rurais. O ministro sublinhou o valor do trabalho das mulheres rurais no campo, apelou pelo seu reconhecimento e conclamou pela ênfase na educação para um avanço em direção a uma maior igualdade de gênero no mundo rural.

Estiveram presentes na cerimônia embaixadores e representantes da Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Honduras, Israel, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai e autoridades de organismos internacionais. O embaixador do Peru na Costa Rica, Jaime Cacho-Sousa Velázquez, falou em nome do corpo diplomático credenciado no país centro-americano.

Junto a suas estratégias de apoio às mulheres rurais, que respondem ao compromisso do IICA de contribuir para a formulação de políticas públicas sólidas e de longo prazo em benefício deste setor da população, o instituto apresentou duas iniciativas para chamar a atenção da opinião pública para as mulheres que vivem do campo.

A primeira é uma exposição fotográfica organizada em conjunto com a revista Vogue Brasil, que contém histórias de valorosas mulheres da Argentina, Brasil, Jamaica e Guatemala. Uma delas, a jamaicana Celeste Anderson, presidente do Grupo de Mulheres Treasure Beach, esteve presente na cerimônia.

"Obrigada por nos dar uma voz, uma cara, este reconhecimento e por ver quem somos, de maneira a fazer-nos saber que somos importantes”, disse.

A exposição é fruto de uma aliança inédita entre o IICA e a reconhecida revista, à qual se somaram atores do setor privado e de organizações da sociedade civil, para retratar as mulheres que trabalham a terra.

Também foi lançado o livro “Batalhadoras – Mulheres Rurais no mundo: 28 vozes autorizadas”. Publicado em espanhol e inglês, o livro editado pelo IICA é uma das maiores compilações de visões e artigos sobre as mulheres rurais. Seus autores, personalidades dos cinco continentes e, em sua grande maioria, mulheres, detalharam dados e estatísticas e responderam por que é urgente criar oportunidades para empoderar as habitantes do campo. Colaboraram com o livro autoridades de distintos governos, organismos internacionais e líderes de movimentos femininos.

A obra, que se constituirá uma referência obrigatória sobre a situação das mulheres do campo e as estratégias possíveis para melhorar suas condições de vida, conta com fotografias do consagrado fotojornalista Sebastião Salgado e está disponível nos links: https://mujeresrurales.iica.int y https://ruralwomen.iica.int

Duas vice-presidentes da República participaram da cerimônia: Epsy Campbell Barr, também chanceler da Costa Rica, e Isabel de Saint Malo de Alvarado, também chanceler do Panamá. Ambas, assim como Margarita Cedeño, vice-presidente da República Dominicana, contribuíram com artigos para o livro “Batalhadoras”. Além disso, somou-se uma mensagem do ministro de Desenvolvimento Social do Brasil, Alberto Beltrame.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário