Fazendas no Oeste da Bahia são alvo de vandalismo e depredação

Publicado em 05/11/2018 11:03

Fazendas do Oeste da Bahia têm sido alvos de constantes ataques e assaltos nos últimos dias. As invasões das propriedades têm resultado em muito vandalismo e depredação, além dos prejuízos financeiros que têm sido causados aos produtores rurais. 

Os ataques têm prejudicado e destruído, principalmente, as estruturas de irrigação das propriedades, inviabilizando o uso dos pivôs centrais. E na região, onde a nova safra de verão já está sendo cultivada, a irrigação é essencial e determinante para o bom desenvolvimento das lavouras. 

As imagens abaixo mostram diversas propriedades nos últimos dias e foram compartilhadas por produtores locais. 

Na sequência, veja um vídeo de uma das propriedades invadida:

As lideranças do agronegócio da Bahia já estão reunidas neste início de semana para organizar ações que possam impedir novos ataques e, principalmente, para pedir providências e investigações rigorosas sobre o caso. O Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães deverá divulgar, ainda nesta segunda-feira (5), uma nota técnica contabilizando os impactos e os prejuízos das invasões. 

Na sequência, ofícios deverão ser enviados à autoridades e parlamentares para que estejam informados da situação e para que auxiliem nas medidas de prevenção e resolução. 

Há um ano, a fazenda Igarashi, localizada em Correntina, no oeste baiano, sofreu um violetno ataque destruiu as instalações de irrigação. O prejuízo foi de mais de R$ 60 milhões e as invasões contaram com mais de 500 pessoas. 

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno