CNA debate Pagamento por Serviço Ambiental

Publicado em 12/11/2018 16:49
118 exibições

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta segunda (12) do seminário A Agronomia do Século XXI e a Formação Profissional da Realidade Brasileira.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, João Carlos de Petribu de Carli, falou sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e as ações que o Sistema CNA está fazendo para desenvolver um programa que promova o PSA no setor agropecuário.

O assunto foi tema do Agro em Questão, realizado pela CNA em agosto, que reuniu especialistas, produtores e acadêmicos na sede da Confederação, em Brasília.

“Estamos começando a mostrar para a sociedade que os serviços prestados pelo produtor rural são importantes para a conservação do meio ambiente. Afinal, não é apenas deixar a vegetação em pé, o produtor investe em tecnologias para manutenção da qualidade do solo e da água, por exemplo”, afirmou De Carli.

O técnico ressaltou que atualmente só existe pagamento por serviço ambiental no setor de recursos hídricos, mas que a intenção tanto da CNA quanto de entidades envolvidas é que o País tenha uma legislação voltada para esse tipo de pagamento.

“Temos que fazer nossa metodologia porque temos uma realidade e uma legislação ambiental diferentes de outros países. Porém, é preciso fazer isso pensando na segurança jurídica do produtor rural.”

Tags:
Fonte: CNA/SENAR

Nenhum comentário