O agronegócio e seus resultados fiscais e sociais para o Brasil

Publicado em 15/11/2018 12:27

Dra. Ana Lacerda - Advogada do escritório Advocacia Lacerda

De robusta contribuição para a economia mato-grossense, o agronegócio mantém números pujantes no que concerne a contribuições fiscais e resultados sociais para a coletividade. Em que pese todo o aporte financeiro proporcionado pelo agro, ele é, frequentemente, rondado por discursos que o condenam quanto a receber incentivos. Cabe ponderar.

É preciso trazer à discussão que o agronegócio representa, continuamente, um expressivo impacto positivo na economia nacional. Em 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu em 1%; desse valor, 79% são compostos pelas atividades desenvolvidas pelo agronegócio.

Ademais, um relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), referente ao período de janeiro a julho do ano de 2018, apresentou resultados que demonstram que o setor em comento garante abastecimento, geração de divisas e controle da inflação. Assim, distante de contribuir apenas com os grandes produtores, a redução da inflação interfere diretamente no bolso de todos os cidadãos, por subsidiar, inclusive, uma queda na taxa de juros.

Para ilustrar, esse dado se comprova em relação à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras, que define, por exemplo, a conta final de financiamentos; a rentabilidade de investimentos como títulos do tesouro, redução do risco-país, tendência de alta de indicadores de confiança e estabilização do mercado de trabalho e até mesmo o aumento de rendimentos da popular poupança. Além disso, a Selic incide nas quotas do imposto de renda de pessoa física. Segundo dados disponíveis no site da Receita Federal - Ministério da Fazenda, em janeiro de 2017 essa taxa alcançava o patamar de 1,09%; e em janeiro de 2018 chegava ao montante de 0,58%; no mês passado, outubro, a Selic foi de 0,54%.

Outro reflexo da movimentação do agronegócio na economia brasileira foi a redução proeminente do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), também mensurado pelo IBGE. Em 2017, o IPCA obteve o menor valor acumulado em 20 anos, chegando a 2,95%.

Uma atividade como essa, que rende tanto ao País, precisa trabalhar com previsibilidade de inserção em um macrocenário econômico. Para que o setor auxilie no crescimento da economia, é imprescindível que se modernizem e flexibilizem-se os créditos, que a logística do segmento ocupe um lugar de importância, ainda nos planejamentos da administração pública, tendo em vista que o retorno para a sociedade é volumoso preponderante. Outros pontos que merecem destaque, nesse mesmo viés, são: a segurança jurídica, a regularização fundiária, e o aperfeiçoamento das gestões rural, comercial, fiscal, ambiental e social.

Destarte, Mato Grosso tem investido na realização de fóruns que atraem propensos investidores no potencial econômico e de crescimento do agronegócio. Os fóruns também elaboram medidas estratégicas para que o setor melhore o desempenho constantemente, ao passo que contribui para a geração de emprego e renda.

Os benefícios do agronegócio vão muito além da produção de alimentos. Insta reforçar que Mato Grosso se destaca em relação à produção sustentável. O Estado atrela a busca pela constante expansão com a conservação da vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais, inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de povos tradicionais.

Ao contrário do discurso fácil e de senso comum, o agronegócio contribui em parcela significativa com a receita pública e dele depende grande parte da estabilização da economia do Estado. Trata-se do setor que mais fomenta o desenvolvimento de Mato Grosso.

É evidente que ainda há muito que melhorar: textos legislativos a serem apurados; posturas de alguns produtores; repasses da União; mecanismos de controle e fiscalização; mas, é necessário que essa reflexão seja na direção de propiciar o crescimento de Mato Grosso e do Brasil, bem como para desconstruir o imaginário de que o setor do agro não retorna riquezas aos cofres públicos; o segmento configura-se, sim, de outro norte, como um dos pilares que sustentam a, já tão dilacerada, economia nacional.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Lacerda
Fonte:
RD News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário