Mesmo com queda na taxa cambial, IICP mantém alta em outubro

Publicado em 29/11/2018 09:09

Apesar da queda da taxa de câmbio, os custos de produção no campo registraram alta de 0,67% em outubro. A valorização sazonal dos preços dos fertilizantes e herbicidas influenciou no resultado que apresentou uma desaceleração no último mês, conforme aponta o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), divulgado nesta quinta-feira (29/11) pelo Sistema Farsul. O acumulado do ano também foi marcado por alta de 11,47%, e em 12 meses, 12,65%, ambos influenciados pela variação cambial que chegou a 18% nos últimos 12 meses.

A taxa de câmbio também foi responsável por uma redução de 0,66% nos valores recebidos pelos produtores, como registra o Índice de Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR). A valorização no acumulado do ano é de 23,40% e de 28,04% em 12 meses. Na comparação entre o IICP e o IPCA, há aumento em ambos, porém com maior crescimento no primeiro, com 12,65% contra 4,56%. No caso do IIPR e IPCA Alimentos, é novamente comprovada a falta de relação entre ambos, tendo o IIPR apresentado uma trajetória de alta desde março deste ano, enquanto o IPCA Alimentos teve a primeira alta somente em junho, após alguns meses de queda.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário