IAC promove seminário sobre "Gestão Agroambiental de Águas"

Publicado em 03/12/2018 12:32
58 exibições
O seminário é coordenado pelo pesquisador Afonso Peche Filho, com o apoio de profissionais do IAC, AMC, UNESP entre outros

O Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico do Estado de São Paulo, localizado em Jundiaí – SP, vai promover no dia 11 de dezembro um Seminário sobre “Gestão Agroambiental de Águas” com objetivo de difundir os resultados obtidos na execução de projetos relacionados com as atribuições institucionais de gerar e transferir ciência com responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento socioeconômico. O evento tem como temática “ENGENHARIA AGROAMBIENTAL DE ÁGUAS”. De acordo com a programação as atividades deverão ser realizadas em tópicos sequenciais com abordagens voltadas para questões relacionadas com a engenharia de águas em propriedades agrícolas e bacias hidrográficas. O evento tem como públicos-alvo profissionais, agricultores e leigos interessados em gestão de águas nas propriedades agrícolas.

O seminário é coordenado pelo pesquisador Afonso Peche Filho, com o apoio de profissionais do IAC, AMC, UNESP entre outros. Inicialmente há uma apresentação dos projetos de pesquisa executados e em execução no Centro de Engenharia e Automação e posteriormente os temas serão apresentados em forma de painel com contribuições de convidados.

O seminário vem consolidar as iniciativas da CEA / IAC em promover a transferência de informações e conhecimentos para o desenvolvimento de uma agricultura conservacionista em sintonia com as necessidades ambientais da sociedade.

SEMINÁRIO: “GESTÃO AGROAMBIENTAL DE ÁGUAS”
PROMOÇÃO CENTRO DE ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO INSTITUTO AGRONÔMICO - SP

OBJETIVOS:

- discutir diretrizes técnicas para obras de engenharia de manejo e conservação da água na propriedade agrícola.
- difundir conhecimentos e saberes importantes para qualidade na assistência técnica e extensão rural sobre manejo de água e solos.

COORDENAÇÃO/APRESENTAÇÃO:
Afonso Peche Filho / Sônia Elisabete Pereira
PÚBLICO ALVO: profissionais das ciências ambientais/agrárias e agricultores.
LOCAL: Centro de Engenharia e Automação - Instituto Agronômico 
Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65.
DATA: 11 de dezembro de 2018
Vagas: 40
PROGRAMA: 
- A propriedade agrícola inserida no Ciclo Hidrológico.
- Dimensão da hidrologia nas operações agrícolas.
- Relação/máquina/solo/planta com a água.
- Inventário de águas na propriedade agrícola.
- Gestão agroambiental de bacias hidrográficas.
- Subsídios para gestão compartilhada de bacias.
- Práticas de inspeção e controle de qualidade da água no meio rural. 

Maiores informações e inscrições poderão ser obtidas no Centro de Engenharia e Automação do IAC - Jundiaí/SP. Fone: (11) 45828155.

Tags:
Fonte: IAC

Nenhum comentário