Serviço Geológico do Brasil e Embrapa apresentam mapa com potencial de uso de minerais como insumos agrícolas

Publicado em 05/12/2018 09:21

Mapa Embrapa

Praticamente 100% das regiões cultivadas do País estão próximas a áreas com potencial de oferta de agrominerais como fonte de potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg). É o que mostra o trabalho Zoneamento Agrogeológico , realizado em conjunto pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e pela Embrapa, que também trata de outros insumos para a agricultura, como fósforo (P) e microelementos.

O estudo, em sua primeira versão, será divulgado na próxima terça-feira (4), às 9h, durante o Seminário Remineralizadores de Solos: Zoneamento Agrogeológico, na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

O projeto surgiu a partir de uma demanda do grupo de trabalho interministerial que trata do tema remineralização, coordenado pelo MME.

O Brasil é altamente dependente da importação de matérias-primas para a formulação de fertilizantes. Além disso, esses produtos apresentam baixa eficiência em solos de países de clima tropical e subtropical.

Uma alternativa para aumentar a eficiência de uso de nutrientes nas condições brasileiras e reduzir importações é a utilização de agrominerais produzidos regionalmente. Também conhecido como “pó de rocha”, o remineralizador de solos aumenta a eficiência dos macronutrientes essenciais (nitrogênio, fósforo e potássio) e secundários (cálcio, magnésio e enxofre), além de, muitas vezes, disponibilizar micronutrientes muito importantes, como silício, manganês, ferro, zinco, cobre, selênio, entre outros.

Os pesquisadores Eder Martins, da Embrapa Cerrados, e Elias Prado, do SGB/CPRM, irão apresentar o trabalho conjunto das duas empresas públicas. Entre os resultados do projeto está um mapa com o cruzamento de informações sobre zonas de consumo de agrominerais e regiões com potencial de produção desses insumos.

O estudo mostra ainda que, a partir das informações geológicas disponíveis até o momento, há carência de oferta de agrominerais nas porções Centro-Sul do Mato Grosso e Noroeste da Bahia, o que demanda investimento em conhecimento para descoberta de agrominerais nessas áreas.
O seminário também contará com a apresentação do trabalho de pesquisa com agrominerais realizado em Irecê e Jaguarari, na Bahia, pela pesquisadora Alessandra Blaskowski, do SGB/CPRM, e palestra da doutora Ieda Mendes, da Embrapa Solos.

O consultor do SGB/CPRM Antonio Lício fará a última apresentação que vai trazer uma avaliação econômica do potencial de uso dos remineralizadores de solos. Produtores dos setores agrícola e mineral, gestores e técnicos que estiverem presentes ao evento terão, ao final, espaço para relatar suas experiências sobre o tema remineralização.

Serviço:
Evento: Seminário Remineralizadores de Solos: Zoneamento Agrogeológico
Data: 04/12/2018
Local: Auditório Térreo do MME, Esplanada dos Ministérios, Bloco U, Brasília/DF
As inscrições são gratuitas e devem realizadas através do email: [email protected] e telefone: (61) 2032-5681.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CPRM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário