Sistema Farsul projeta aumento na área plantada e produção nas principais culturas em 2019

Publicado em 07/12/2018 10:44

O Sistema Farsul apresentou em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (06/12), o relatório econômico de 2018, as projeções para o próximo ano e elencou os desafios a serem enfrentados para que o Brasil possa alavancar o desenvolvimento econômico. A expectativa para o campo gaúcho é que haja um crescimento de 3,4% na área plantada de grãos, assim como incremento de 3,4% em produção. O aumento de volume, no entanto, não superará o recorde da safra de 2017.

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, introduziu os principais assuntos que estão sendo levados às equipes dos governos estadual e federal que assumirão em janeiro: questões como o seguro rural, além de temáticas que impactam todos os setores da economia e refletem no agronegócio brasileiro, como a importância de abertura econômica, privatizações de serviços onerosos para o Estado e mudanças nas políticas tributária e previdenciária.

“Temos que mexer na estrutura do Estado. Temos um Estado extremamente inchado, estamos com a máquina pesada nas três esferas da administração. Precisamos reformar as estruturas para que ele possa se concentrar no que realmente é o papel do Estado e fazer concessões e privatizações nas outras áreas”, afirmou Gedeão.

Resultados e Projeções da Safra

Após um ano marcado por eventos climáticos que afetaram a produção de soja na metade sul, resultando em uma quebra de 6,4% na comparação com 2017, a expectativa é de uma recuperação do setor, com aumento de área (2,5%) e produção (5,3%) do grão, adiantou o economista do Sistema Farsul, Antônio da Luz. Milho (3,4%) e Trigo (31%) ajudam a puxar a expansão da área plantada, que pode chegar a 8.885 mil hectares na safra 2019.

Situação diferente no caso do arroz, que deve ter nova diminuição da área plantada (-6,5%) devido aos desafios dos altos custos de produção que frequentemente superam os valores pagos ao produtor, apesar de um aumento no preço devido às exportações resultantes dos leilões PEP e PEPPRO. Como resultado, os produtores estão migrando para outras culturas, como a soja, o que explica a projeção de queda tanto da área plantada de arroz pelo segundo ano consecutivo, quanto da safra (-5,3%) em 2019.

Já com relação à pecuária, o ano de 2018 trouxe um princípio de recuperação dos preços do leite, afetado pela crise econômica em 2017. O economista estima que um terço dos produtores de leite deixaram a atividade. Em 2018, houve uma recuperação de 36% no preço acumulado de janeiro a novembro e é esperada uma ligeira elevação de 0,85% na produção. A pecuária de corte gaúcha fechará o ano com número de abates estável em relação a 2017 e queda de 6% do faturamento, devido à retração do preço.

Antônio da Luz expressou otimismo com relação ao próximo ano, já que entende que a falta de confiança do empresário e do consumidor têm represado investimentos nos últimos meses, mas expressou a preocupação com relação aos retornos da safra de 2019, que está sendo plantada a custos altos, sob pressão da elevação do dólar que encarece insumos, mas que será colhida em outro momento, em que a flutuação cambial pode ameaçar os ganhos do produtor. 

Crédito Rural e Seguro Agrícola

Ao apresentar o relatório econômico e as perspectivas para 2019, o economista do Sistema Farsul, Antonio da Luz, reiterou os gargalos do crédito rural, que teve um aumento no volume, mas uma queda no número do contratos, o que evidencia que existe uma disponibilidade de recursos, mas obstáculos na contratação: 

“Precisamos diversificar as fontes de financiamento, que atualmente estão concentradas em poucos bancos, o que desestimula a redução do juro cobrado do produtor”, afirmou ao revelar que dez mil produtores rurais deixaram de acessar os recursos.

Gedeão Pereira ressaltou o papel do Seguro Rural para dar segurança ao produtor e facilitar a tomada de crédito ao dar uma garantia de retorno, já que as condições que o agricultor encontra ao investir na lavoura podem ser diferentes daquelas estabelecidas no momento da venda.  

Mercado Externo

Em relação ao cenário externo, a consolidação da China como mercado para os produtos agropecuários brasileiros e a liberalização do mercado brasileiro para incentivar as exportações. A Farsul tem levado à esfera federal o pedido para o aprofundamento do Mercosul para viabilizar a entrada de insumos com os mesmos preços praticados em estados vizinhos, já que o produtor brasileiro chega a pagar até quatro vezes mais pelos mesmos produtos. A medida permitiria equilibrar o custo de produção com outros países do bloco para gerar mais competitividade.

Competitividade e Qualificação

Entre as dificuldades para concorrer com mercados externos, está a falta de eficiência do Brasil em relação aos seus competidores, situação que deve ser resolvida pelo caminho da qualificação: “Em vez de políticas assistencialistas, temos que ensinar a pescar. E isto é algo que sempre temos em vista. Só no ano passado, o Senar-RS qualificou mais de 120 mil pessoas para o trabalho no campo. São pessoas que estão mais preparadas e fazem com que, na nossa agropecuária, a eficiência do trabalhador fique bem mais próxima do que observamos nos Estados Unidos”, observou Gedeão.

Governo Federal

Em relação ao governo federal, Gedeão revelou otimismo: “Temos que promover a abertura econômica, porque assim novos negócios surgirão. E temos que caminhar fortemente para as privatizações. Isto é algo que o novo governo já está sinalizando e que traz muita esperança ao povo brasileiro de que as coisas irão mudar”. 

Governo Estadual

Sobre o governo estadual, o presidente do Sistema Farsul reiterou a importância do nome que será escolhido para a pasta do meio ambiente para viabilizar a produção agropecuária gaúcha: “Temos confiança que o nome que for apontado para a Agricultura terá sintonia com o setor. Mas é importante que o escolhido para o Meio Ambiente dê continuidade ao trabalho que está sendo realizado atualmente, com base em critérios técnicos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário