Dedicação vencedora: Conheça os vencedores do Desafio de Máxima Produtividade CESB

Publicado em 13/12/2018 09:13

Há dez anos Gabriel Bonato divide com o pai, Egídio, a gestão de uma área de 116 hectares, na cidade de Pontão (RS). Na fazenda Egídio Bonato & Família, além da soja são cultivados milho, trigo e aveia no esquema de sucessão em rotação de culturas e a agricultura de precisão é a principal tecnologia utilizada pelos agricultores, com análise química e física de solo anual e correção de nutrientes sempre que necessário.

Foi praticando esse cuidado diário que trouxe a conquista do Desafio de Máxima Produtividade CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) 2018, nas categorias Sul e Nacional. O talhão de 2,57 hectares, atingiu a produtividade de 127,01 sacas por hectare, 130% superior à média nacional de 55 sc/ha. “No ano passado havíamos participado de um concurso regional e também tivemos um excelente desempenho, que nos rendeu o primeiro lugar”, comenta Gabriel. O estímulo para participar, pela primeira vez, do Desafio do CESB veio da equipe BASF, pelo atendimento de Ricardo Freitas e Eduardo Augusto Oliveira. “Há seis anos o talhão escolhido para o Desafio vinha sendo trabalhado de maneira diferenciada, recebendo manejo especial e apresentado potencial produtivo bem alto em relação ao restante da propriedade. E para esse tipo de performance, precisamos manter as plantas sadias. É aí que entra a parceria que temos com a BASF”, explica o produtor.

As soluções da empresa alemã entraram desde o início do ciclo produtivo. A proteção das sementes foi feita com o inseticida e fungicida Standak® Top, afim de evitar o ataque de pragas e doenças do solo nos estágios mais frágeis da planta de soja. A aplicação do Nomolt® 150 impediu a ação de lagartas, tanto no começo do desenvolvimento das plantas (V6/V7) quanto já na fase das vagens (R5). Nesse período, entre o crescimento e a produção dos grãos, também foi aplicado  os fungicidas Ativum® e Versatilis®. “Nessa região, temos um clima propício para ocorrência de alta pressão da ferrugem asiática. E este é nosso maior desafio para manter as plantas saudáveis”, enfatiza Gabriel.

A preocupação não é à toa, já que a doença, se não for controlada corretamente, pode causar redução de produtividade de até 80% nas lavouras. “Somos uma empresa de inovação e é nossa responsabilidade indicar a melhor utilização e o número correto de aplicações dos defensivos agrícolas. Mas também há a participação do agricultor nesse processo para alcançar os resultados desejados. É uma responsabilidade conjunta”, reforça Hélio Cabral Costa, gerente de Marketing Proteção de Cultivos/Soja da BASF. “Cada vez mais nos dedicamos à qualidade do manejo nas fazendas de nossos parceiros. O Gabriel utilizou nosso portfólio, seguindo corretamente as orientações. E, o que é mais importante, teve retorno financeiro”, acrescenta.

Para os Bonatos, a oportunidade de participar e se destacar no Desafio de Máxima Produtividade CESB é mais um incentivo para continuar inovando. “É uma forma de provocar você mesmo a buscar melhores resultados a cada safra e a investir cada vez mais em tecnologia, que é tudo para nós. Afinal, podemos até fazer nossa parte bem-feita, mas sem tecnologia – desde a genética das sementes até os insumos – é difícil se superar.”

Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados.

Restrições temporárias no estado do Paraná:  Standak® Top para os alvos Colletotrichum gossypii, Fusarium oxysporum f.sp. vasinfectum e Lasiodiplodia theobromae em Algodão, Pythium spp. em Milho e em Trigo, Alternaria alternata, Aspergillus spp., Colletotrichum graminicola, Fusarium moniliforme, Penicillium spp., Phoma spp. e Pythium spp. em Sorgo. Registro MAPA: Standak® Top nº 01209. Ativum® nº 11216; Nomolt® 150 nº 01393; Versatilis® nº 001188593.

>> Clique AQUI e saiba mais

Fonte: BASF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece