Tabela de fretes ainda gera discussão entre agentes do setor logístico do agronegócio

Publicado em 17/12/2018 11:00
No "Café da Manhã com Logística", realizado pelo ESALQ-LOG, participantes demonstraram preocupação com a medida

Em um ano marcado por discussões a respeito de custos de transporte e tabelamento mínimo de fretes, o ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) realizou na última sexta-feira (14) a 7ª edição do “Café da Manhã com Logística”, evento destinado a apresentar e discutir os principais acontecimentos logísticos do ano e projetar as perspectivas para 2019. Em suas apresentações, pesquisadores do Grupo abordaram o panorama do agronegócio de 2018, destacando os desdobramentos da lei aplicada para valores praticados nos fretes agrícolas.

Com os desdobramentos da tabela mínima de fretes, agentes do setor manifestaram preocupação com as incertezas, demonstrando receio com os impactos causados nas mais diferentes áreas que ligadas à movimentação de cargas agrícolas.  No “Café da Manhã com Logística”, o coordenador geral do Grupo, professor José Vicente Caixeta Filho, divulgou que se encontra em estágio avançado um acordo entre o ESALQ-LOG e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para cooperação e assessoria técnica a ser realizada para aquele órgão público, principalmente no tocante à revisão das tabelas de valores mínimos de fretes.

Outro tópico de destaque do evento foi a participação de pesquisadores que apresentaram resultados das áreas analisadas pelo Grupo como o mercado de grãos, fertilizantes, custos de transporte e o setor sucroenergético. “Aqui consolidamos um ciclo da informação, que começa quando o pesquisador do ESALQ-LOG coleta semanalmente as informações com os diferentes agentes do mercado, processa esses dados e devolve as informações ao mercado através de indicadores e eventos como o Café da Manhã, realizados constantemente pelo Grupo”, comentou o coordenador técnico do ESALQ-LOG, Thiago Guilherme Péra.

Com a participação de cerca de 70 inscritos, o evento também apresentou previsões para o próximo ano, como projeções a respeito de produção, armazenagem e movimentação de cargas para o ano de 2019, e arrecadou mantimentos para serem doados às instituições assistenciais de Piracicaba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Esalq/USP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário