Falta de gasolina ameaça aviação agrícola e safra de grãos

Publicado em 09/01/2019 08:12

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) enviou ofício à direção da Petrobras pedindo informações e cobrando providências para a falta de gasolina de aviação (avgas) verificada desde dezembro em distribuidoras de todo o país. A escassez de combustível ocorre em um período de tratamentos importantes para lavouras estratégicas para a economia brasileira, como soja, cana-de-açúcar e arroz, todas altamente dependentes da aviação agrícola.

O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo. No quadro geral, dos 2.115 aviões, conforme dados da Anac, dos quais cerca de metade voa a avgas. Outros 35% utilizam etanol e 15% são turboélices movidos a querosene de aviação.

O quadro mais preocupante está no Rio Grande do Sul, que tem a segunda maior frota aeroagrícola do Brasil (427 aviões). Boa parte das aeronaves do estado é movida a avgas e há operadores com combustível para voar somente até o final da semana. O RS é o terceiro maior produtor nacional de soja e responde por 70% do arroz produzido no país. No caso da soja, são 5,78 milhões de hectares que estão agora na fase de fungicida preventivo para doenças como a ferrugem asiática (que pode eliminar uma lavoura inteira em cinco dias).

Na cadeia do arroz, são cerca de 1 milhão de hectares em etapas de adubação por cobertura e aplicação de fungicida. Como a cultura é irrigada, é praticamente impossível substituir a aplicação aérea pela terrestre, mesmo em lavouras menores e considerando as perdas por amassamento e os maiores número de dias e gasto de água nas operações.

São Paulo

A situação só não é pior porque parte da frota aeroagrícola brasileira é movida a etanol. Especialmente em São Paulo (que tem 312 aeronaves agrícolas), onde está 80% da produção de cana-de-açúcar do país e o maior número de usinas. Mas, mesmo no território paulista, o desabastecimento de avgas deve trazer consequências.

Com a falta de gasolina de aviação nas distribuidoras, onde o litro do produto sai por R$ 5,5 o litro, alguns operadores chegam a parar ou precisam apelar para os aeroportos regionais, pegando um pouco em cada um (para não prejudicar a aviação geral) e chegando a pagar R$ 9 o litro de avgas.

O quadro também preocupa em Mato Grosso – que tem a maior frota (464 aeronaves) e maior produção nacional de grãos de grãos – e outros estados.

Refinaria

A única produtora de avgas no Brasil é a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão/SP. Segundo informações repassadas aos empresários aeroagrícolas por distribuidores de combustíveis, a escassez estaria sendo causada por uma parada programada para manutenção na linha que atende a aviação. Por isso, a Petrobras estaria importando avgas desde o final de novembro e os trâmites burocráticos para o desembarque de cargas estariam provocando o desabastecimento.

O mesmo problema já tinha ocorrido em janeiro de 2010, também em plena safra e atingindo em cheio a aviação agrícola. Na época, o Sindag oficiou à Anac e à Petrobras, reclamando do problema.

A Petrobras respondeu prometendo regularizar logo. Na ocasião, o motivo alegado tinha sido a impossibilidade momentânea de realização no Brasil dos testes necessários para certificar a qualidade da batelada (carga de combustível refinada). A Petrobras disse, na época, que teve que enviar amostra para testes nos Estados Unidos e os trâmites legais para os ensaios acabaram atrasando a liberação do combustível que já estava pronto nos tanques da refinaria.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sindag

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário