Sistema CNA/Senar lança na região sul projeto para capacitar produtores integrados

Publicado em 18/01/2019 12:53
56 exibições

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançaram nesta semana, na região Sul, o CADEC Brasil, projeto desenvolvido para auxiliar produtores rurais integrados no processo de negociação com as agroindústrias.

De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Ana Lígia Lenat, o programa vai atender os produtores que pertencem às Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs), prevista na Lei de Integração 13.288/2016.

“O projeto vai oferecer consultoria técnica e jurídica, treinamento de técnicos para resolver as pendências, processos de negociação, gerenciamento de custos, preparação e condução de reuniões, além de criar um Fórum Nacional para compartilhamento de conhecimentos e experiências”, explicou Ana.

Durante os eventos de lançamento do projeto, a CNA também fez um circuito de palestras para esclarecer pontos da Lei de Integração. Segundo o consultor jurídico da CNA, Thiago Carvalho, o sistema de integração na produção de tabaco, por exemplo, é uma novidade.

“Antes os produtores trabalhavam em sistema de parceria com a agroindústria e eles tinham muitas dúvidas sobre a lei, seus direitos e deveres e como se estruturar dentro de uma CADEC”, afirmou Thiago.

Os representantes da CNA já passaram por Porto Alegre (RS), Iporã do Oeste (SC), Passo Fundo (RS) e na sexta seguem para o município de Lajeado (RS).

“A presença dos produtores tem sido um ponto forte dos eventos. Em Iporã do Oeste estiveram presentes presidentes de sindicatos, associações e prefeitos da região. Foram mais de 100 participantes de nove municípios, entre produtores de suínos e aves”, destacou Ana Lígia.

Tags:
Fonte CNA/SENAR

Nenhum comentário