Alysson Paolinelli, pai da pujante agricultura do Brasil, novo embaixador da Boa Vontade do IICA

Publicado em 27/02/2019 16:31
Paolinelli recebeu o título do Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero. A homenagem contou com a participação de várias autoridades, entre elas os ministros brasileiros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Cidadania, Osmar Terra, que destacaram o trabalho do Instituto.

O ex-ministro da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli, promotor do modelo de agricultura tropical sustentável que transformou o país sul-americano em uma potência agroalimentar global, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O título foi dado a Paolinelli pelo Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero, em uma cerimônia com a presença de altas autoridades governamentais, entre elas os ministros brasileiros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Cidadania, Osmar Terra.

“Não sou eu quem deveria estar recebendo esta homenagem, e sim nós quem deveríamos estar entregando um prêmio ao IICA. O IICA me ajudou muito, possibilitando o envio de jovens pesquisadores brasileiros ao exterior para se especializar. A partir das universidades, com apoio do IICA, foi possível a integração do projeto que permitiu que o Brasil se lançasse na busca dos primeiros passos da agricultura tropical que temos hoje, que é o modelo mais eficiente do mundo”, disse Paolinelli ao receber o título.

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal, hoje Universidade Federal), Paolinelli foi secretário de Agricultura de Minas Gerais, quando criou incentivos que tornaram esse estado o maior produtor de café do Brasil.

Como ministro da Agricultura do país, Paolinelli foi o grande modernizador da reconhecida Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o promotor da ocupação econômica do Cerrado brasileiro. Em 2006, Paolinelli recebeu o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação.

"A agricultura é uma atividade fundamental, propulsora do desenvolvimento e espinha dorsal de nossos países. Precisamos de muitos 'Paolinellis' no agro das Américas, para espalhar seu entusiasmo, sua capacidade de executar, para promover o desenvolvimento através de iniciativas que priorizem a agricultura, fazendo do meio rural um lugar atrativo para a juventude", disse Otero ao entregar o título.

Já a ministra Tereza Cristina destacou a presença de todos os secretários de sua pasta na homenagem a Paolinelli, indicando que o IICA "também deve ser homenageado por seu importante trabalho junto ao agro brasileiro".

Além disso, ela ressaltou a relevância da aliança entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o IICA. "Vamos continuar essa parceria cada vez mais forte e o Brasil precisa muito dos projetos que fazemos em conjunto, pelo protagonismo que o país tem como grande exportador mundial", afirmou a ministra.

O Ministro Osmar Terra, por sua vez, comentou que "Manuel Otero, Diretor-Geral do IICA, está fazendo uma pequena revolução e certamente continuará impulsionando a agricultura, inclusive a agricultura familiar, no Brasil e nas Américas".

Missão no Brasil

A entrega do reconhecimento a Alysson Paolinelli encerrou a agenda de reuniões estratégicas do Diretor-Geral do IICA no Brasil, que previamente se encontrou com o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, para tratar do fortalecimento de trabalhos conjuntos, unindo a capilaridade do IICA nas Américas e os aportes de pesquisa e tecnologia da Embrapa.

Em uma reunião com altos funcionários de agências da ONU, liderados por Niky Fabiancic, coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Otero apresentou os programas estratégicos do IICA e conversou sobre possíveis ações compartilhadas com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA); Programa Mundial de Alimentos (PMA); e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Diretor-Geral do IICA também foi recebido pelo deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

Durante a visita ao Brasil, Otero também se reuniu com os ministros Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Osmar Terra (Cidadania); com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes; e com o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário