Projeto fortalece práticas agrícolas no Cerrado

Publicado em 26/03/2019 16:23
Boas práticas de conservação e recuperação ambiental serão levadas a quatro mil produtores rurais da região

Na quarta-feira da próxima semana (3), será lançado em Brasília o Projeto Paisagens Rurais, iniciativa voltada à conservação e restauração ambiental e promoção de práticas agrícolas de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas no Cerrado.

O lançamento será na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária e terá a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, da diretora interina do Banco Mundial no país, Doina Petrescu, e do presidente da CNA, João Martins.

A gestão integrada da paisagem do Cerrado é o foco do projeto, que irá preparar o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivá-lo a adotar tecnologias de baixa emissão de carbono como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas.

"O projeto tem um componente de produção muito forte voltado ao aumento da renda do produtor por meio da assistência técnica e um componente de recuperação ambiental para auxiliá-lo a adequar-se à legislação ambiental, recuperando eventuais passivos na propriedade”, afirmou o diretor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira.

Integrante do Plano de Investimento do Brasil, apoiado pelo Programa de Investimento Florestal (FIP na sigla em inglês), o Paisagens Rurais é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento (Mapa). Tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa. A iniciativa tem apoio do Banco Mundial.

"Com essa parceria entre as entidades, faremos os projetos nas áreas de florestas andarem, tanto as plantadas quanto as nativas. Assim, tanto a agricultura quanto o meio ambiente farão seu trabalho para alcançarmos o desenvolvimento sustentável", destacou o diretor-geral do SFB, Valdir Collato.

Quatro mil propriedades rurais distribuídas em 54 bacias hidrográficas em oito estados (Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Tocantins) e no Distrito Federal vão receber capacitação e Assistência Técnica e Gerencial continuada do Senar por 24 meses. Todo o projeto terá duração de seis anos.

"Nossa expectativa é criar conhecimento e experiência para reproduzi-los a outros parceiros e áreas, principalmente no bioma Cerrado, onde está o grande centro de produção econômica do Brasil e de uma riqueza ambiental inestimável", afirmou Bernadete Lange, especialista ambiental do Banco Mundial.

Para o diretor da GIZ, Anselm Duchrow, a grande novidade do Paisagens Rurais é justamente trazer exemplos de boas práticas para o Brasil como um todo. "Passaremos pelo Cerrado e depois poderemos fazer esse mesmo exercício em outros biomas." 

Serviço: 
O que: Lançamento do Projeto Paisagens Rurais 
Quando: 3 de abril de 2019, às 11h 
Onde: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – SGAN 601, Módulo K, Ed. Antônio Ernesto de Salvo, Asa Norte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário