Manejo do solo reduz riscos de quebra de safras com veranicos no sul do Brasil (EMBRAPA)

Publicado em 18/04/2019 11:49

Em grande parte das lavouras produtoras de grãos no Brasil, o Sistema Plantio Direto (SPD) não está mais sendo manejado conforme as indicações técnicas que o viabilizou. A diversificação de culturas deixou de ser adotada, os terraços foram retirados das lavouras e a semeadura em contorno foi abandonada sob a errônea percepção de facilitar o trânsito de máquinas e implementos. O descaso com a compactação do solo e com o manejo da enxurrada têm resultado em prejuízos econômicos, com quebra de safras por veranicos e prejuízos ambientais, em razão de perdas de material orgânico, corretivos agrícolas, fertilizantes e nutrientes provocadas pela erosão.

Para reter a água onde ela cai (da chuva ou da irrigação), a Embrapa promoveu uma grande agenda de transferência de tecnologias envolvendo quatro práticas concomitantes: o terraceamento e a semeadura em contorno, para controlar a erosão; e a descompactação do solo e a diversificação de culturas, para elevar a taxa de infiltração de água no solo. Essa agenda é um dos destaques do Balanço Social 2018, estudo divulgado anualmente pela Empresa que aponta o seu retorno social para a sociedade e também revela que para cada real aplicado na Embrapa no ano passado foram devolvidos R$ 12,16 para a sociedade. A novidade será anunciada no próximo dia 24, na solenidade dos 46 anos da estatal agropecuária, que registrou também um lucro social de R$ 43,52 bilhões em 2018. Esse valor foi obtido a partir da análise do impacto econômico de 165 soluções tecnológicas e de cerca de 220 cultivares desenvolvidas pela Empresa.

A agenda de transferência de tecnologias capacitou 744 assistentes técnicos ligados a instituições públicas e privadas, 900 agricultores líderes, estudantes e professores em ciências agrárias e mais de 55 mil agricultores e profissionais do agronegócio. Foram implantadas unidades de referência tecnológica em mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os resultados são expressivos: a produtividade da soja sob forte estresse hídrico foi de 3.458 kg/ha, três vezes maior que a média da região. Também o rendimento do trigo sob forte estresse hídrico foi entre 36% e 45% maior e a taxa de infiltração de água no solo foi de 92 mm/h na área em que foram combinadas práticas mecânicas e de diversificação de culturas, enquanto em área sem estas práticas, a taxa de infiltração foi de 13 mm/h. O objetivo agora é implementar uma política pública de manejo e conservação do solo e da água nos estados do Sul.

Segurar a água onde ela cai

A água que infiltra no solo nutre as plantas e abastece as nascentes. Água que escoa sobre o solo não nutre as plantas e nem abastece o lençol freático e as nascentes. Leva o próprio solo, a matéria orgânica, os corretivos, os adubos e outros insumos para os rios e lagos e polui o ambiente. O terraceamento e o plantio em contorno são as mais importantes práticas mecânicas para o controle da erosão hídrica, ao deterem a água onde ela cai. O terraço fraciona o volume e reduz a velocidade da enxurrada e o seu potencial de destruição.

Por outro lado, a diversificação de culturas é um imperativo técnico do SPD cujo êxito depende da elevada produção anual de palha e raiz. A produção de 8 a 12 t/ha de palha e raiz é obtida com o cultivo anual de duas ou mais culturas em rotação, consorciação e/ou sucessão. Finalmente, a descompactação do solo favorece a taxa de infiltração e o armazenamento de água no solo.

A pesquisa partiu de duas estratégias: a primeira, em uma lavoura de 149 hectares, manejada como unidade de referência tecnológica, da empresa Sementes Falcão, situada no município de Sarandi, RS. Em 1997, a área recebeu a implantação de terraços base larga em nível. Em 2014 foi avaliada a produtividade da soja depois da ocorrência de 30 dias sem chuva, seguida de uma precipitação de 7 mm, sequenciada por 45 dias sem chuva e por duas semanas com picos de temperatura superior a 40°C, antecedendo a colheita.          A segunda estratégia, em áreas da Embrapa Trigo, ocorreu em 2014 e consistiu em avaliar o efeito da rotação de culturas na produtividade do trigo em experimento de longa duração e avaliar a taxa de infiltração da água no solo que recebeu práticas mecânicas e uso da diversificação de culturas a partir de 2011.

 As duas estratégias geraram evidências técnicas genuínas, gerando um formato para transferência de tecnologia em dias de campo, visitas técnicas, seminários, encontros técnicos, cursos, conferências e fóruns, contribuindo para o desenho de políticas públicas para o manejo do solo e da água no Brasil, a partir de uma ação nacional da Embrapa.

Para a primeira estratégia, na lavoura, após nove anos o terraceamento se mantinha intacto. Toda água das chuvas ocorridas nesse período se infiltrou no solo da lavoura. O solo não apresentou erosão hídrica. Todos os indicadores de fertilidade estavam acima do nível satisfatório. A produtividade da soja sob forte estresse hídrico foi de 3.458 kg por hectare, três vezes maior que a média da região. Para a segunda estratégia, o rendimento do trigo foi entre 36% e 45% maior pelo efeito da rotação de culturas. A taxa de infiltração de água no solo foi de 92 mm/h na área em que foram combinadas práticas mecânicas e de diversificação de cultura enquanto em área sem as práticas, a taxa de infiltração foi de 13 mm/h.

Esses resultados ancoraram ações de transferência de tecnologia de grande alcance e sucesso:  capacitação de 744 assistentes técnicos públicos, além de 900 agricultores líderes, técnicos em ciências agrárias, estudantes e professores; a difusão do tema atingiu presencialmente mais de 55.000  agricultores, técnicos, estudantes e profissionais do agronegócio em dias de campo, palestras e estações temáticas  e; a implantação de unidades de referência tecnológica em mais de 100 municípios do RS, SC e PR.

As ações alcançaram destaque nacional, contribuindo para a implementação de uma política pública de manejo e conservação do solo e da água no Estado do Rio Grande do Sul. Em 2018, foi intensificada essa agenda em Santa Catarina e no Paraná e avançam as articulações para o estabelecimento de políticas públicas similares as do Rio Grande do Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário