Contratação de crédito do Plano Safra acumula R$142 mi, alta de 6%, diz ministério

Publicado em 07/05/2019 15:15

SÃO PAULO (Reuters) - As contratações de crédito rural do Plano Safra 2018/19 acumularam 142 bilhões de reais no intervalo entre julho de 2018 e abril de 2019, alta de 6 por cento ante igual período da temporada anterior, informou nesta terça-feira o Ministério da Agricultura (Mapa).

De acordo com dados da pasta, os financiamentos para custeio somaram 78 bilhões de reais, uma alta de 4 por cento, enquanto para comercialização houve um recuo de 10 por cento, para 21 bilhões de reais.

"Este desempenho negativo na comercialização pode ser reflexo da conjuntura dos preços de mercado", afirmou o ministério em comunicado, acrescentando que o agricultor pode estar aguardando por melhores preços para comercialização.

O ministério informa também que as contratações para industrialização somaram 78 bilhões de reais (alta de 4 por cento), e os financiamentos de investimento, 36,6 bilhões de reais (21 por cento), destacando os programas de aquisição de máquinas e implementos agrícolas (Moderfrota).

Ainda segundo a pasta, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) representa 21 por cento do volume contratado, com 25,8 bilhões de reais, um avanço de 40 por cento ante a safra anterior.

(Por Gabriel Araujo; edição de Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas