PIB do agronegócio mineiro cresce 3,55% em 2018

Publicado em 13/05/2019 11:22

Enquanto a economia do país cresceu 1,1% e a do estado, 1,2%, em 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio Mineiro registrou alta de 3,55%, de acordo com cálculo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). O valor movimentado por toda a cadeia da agropecuária no estado chegou a R$ 199,22 bilhões. “Mais uma vez, o agronegócio mostra sua força, crescendo mesmo em uma época de muitas dificuldades”, disse o presidente do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Roberto Simões.

Ele destaca que, com o resultado, o setor passou a ser responsável por 33,29% do PIB de Minas Gerais, segundo cálculos do Sistema FAEMG considerando levantamento da Fundação João Pinheiro. “É uma contribuição extremamente significativa, mostra o quanto o agronegócio é importante para a nossa economia.”

Segundo Roberto Simões, os bons resultados fizeram com que o agronegócio mineiro aumentasse sua participação nacional. “Passamos a representar cerca de 14% do PIB do agro no país, o que é expressivo porque, tradicionalmente, a fatia de Minas na economia nacional gira em torno de 10%.”

DETALHAMENTO

De acordo com os pesquisadores do Cepea, o crescimento do agronegócio mineiro no ano passado foi decorrente das altas de 5,6% no setor agrícola e de 0,74%, no pecuário.

Tendo em vista os resultados dentro da porteira, o agricultor mineiro foi mais eficiente. A alta na agricultura (segmento primário) chegou a 6,33% no estado. Pesquisadores do Cepea indicam que o resultado foi influenciado pelo crescimento em atividades importantes em Minas, como café e soja. No caso do café, o incremento da produção, fruto da safra recorde de 31,9 milhões de sacas (53% da safra nacional) compensou, em termos de valor, a queda significativa nos preços. Já na pecuária, a alta de 0,74% foi puxada pela produção de frango, leite e vacas.

AGROINDÚSTRIA

A agroindústria de base agrícola teve expansão de 8,43% em 2018, influenciada pelo crescimento em atividades de grande peso no estado mineiro, como etanol hidratado, celulose e óleo de soja refinado. A agroindústria de base pecuária, por sua vez, reagiu a partir do segundo semestre de 2018, fechando o ano com alta. A elevação foi motivada pela maior produção e preço de produtos lácteos. Já para carnes, as baixas de preços acumuladas foram significativas.

O segmento de insumos teve aumento de 4,01% em 2018. Entre as atividades, destaca-se a alta no faturamento para combustíveis. Já para fertilizantes e alimentação animal, foram registradas baixas em quantidade, mas alta de preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FAEMG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário