Ministra convida grupo de investidores chineses a visitar o Brasil

Publicado em 13/05/2019 18:09
Grupo mostrou interesse em investir em ferrovias, biotecnologia, suinocultura e infraestrutura. Tereza Cristina recebeu camiseta feita a partir de fibra de milho.

Em rodadas de negociações com investidores chineses nesta segunda-feira em Xangai (China), a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) convidou o grupo a visitar o Brasil. A ministra iniciou a segunda fase da viagem à Ásia.

Os investidores informaram que pretendem aumentar o volume de recursos aplicados em projetos brasileiros e demonstraram interesse em setores como ferrovias, biotecnologia, suinocultura e infraestrutura.

Nas conversas, apresentaram demandas para ministra, entre elas acordos para facilitação do comércio e simplificação de processos para destravar barreiras. Tereza Cristina se comprometeu a avaliar os pedidos.

Roupa de milho

No encontro, os investidores apresentaram produtos que fabricam na China. Alguns dos mais curiosos foram camiseta e meias fabricadas a partir da fibra de milho. Os produtos são desenvolvidos pelo grupo BBCA, que tem filial no Brasil, e presenteou a ministra com uma camiseta.   

Com o milho, usado como matéria-prima, a BBCA produz sacos plásticos, copos, embalagens e roupas.

o final do ano passado, o grupo chinês informou que pretende retomar as obras de construção de uma indústria em Maracaju (MS) para produção de amido de milho. De acordo com governo de Mato Grosso do Sul, o grupo anunciou investimentos de mais de R$ 2 bilhões no estado até 2020.

Pela BBCA, participaram do encontro: Rongie Li (presidente), Mengchen Chao (diretor da filial no Brasil), Hailong Huang (gerente-geral da filial do Brasil) e Coco Chen (diretora de negócios).

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista