Nota conjunta do Ministério da Agricultura e do Ministério das Relações Exteriores sobre o entendimento entre o Brasil e a China

Publicado em 21/05/2019 13:00 e atualizado em 21/05/2019 13:53
Brasil e China chegaram a um entendimento nas consultas que têm sido realizadas no âmbito do contencioso do açúcar iniciado pelo Brasil na OMC.

As consultas haviam sido solicitadas pelo Brasil em vista da aplicação, pela China, de salvaguardas na forma de sobretaxas às importações de açúcar. No pedido de consultas, o Brasil também abordou a administração de quota tarifária mantida pela China para a importação de açúcar, bem como a operação de um sistema de licenciamento automático para importações do produto fora da quota.

Nos termos do entendimento alcançado, as preocupações que embasaram o pedido de consultas brasileiro deverão ser atendidas, de modo mutuamente satisfatório, sem a necessidade do estabelecimento de um painel na OMC para examinar a matéria.

O Brasil vê positivamente o resultado alcançado, que reflete o engajamento e a disposição construtiva de ambas as partes para alcançar uma solução para a disputa.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua mais de 1% em Chicago com pressão do óleo, clima nos EUA e feriado na China
Mina da Brazil Potash na Amazônia quer bater canadenses e russos no preço
Estoques de milho precisam diminuir no Brasil para preços voltarem a subir
Itesp trabalha pra aumentar a regularização fundiária em São Paulo e aumentar a segurança jurídica do produtor
Setor de máquinas deve cortar perspectiva de crescimento após resultado de março