Preços agropecuários caem 0,43% na primeira semana de maio

Publicado em 22/05/2019 11:16
O mês de maio inicia com carnes e leite em alta. Feijão e banana nanica sofreram as maiores quedas.

O IqPR - índice que mede a variação de preços recebidos pelos produtores rurais registrou queda de 0,43% na primeira semana de maio de 2019, em comparação ao mesmo período do mês anterior, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Dos 19 produtos analisados, apenas oito apresentaram altas de preços, são eles: carne de frango (7,6%), tomate para mesa (6,75%), amendoim (2,64%), carne bovina (2,01%), arroz (1,88%), leite cru refrigerado (1,03%), carne suína (1,01%) e algodão (0,79%). 

Analisando os produtos que mais reduziram seus preços entre a primeira semana de abril e a primeira semana de maio, destacam-se: feijão (23,65%), banana nanica (15,82%) e laranja para mesa (8,76%), destacam Eder Pinatti e Danton Leonel de Camargo Bini, pesquisadores do IEA. A cana-de-açúcar, principal produto da agropecuária paulista, embora tenha apresentado a menor variação no período (-0,18%), tem forte impacto na composição do índice.   

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com detalhes sobre os 19 produtos que compõem o índice, clique aqui
Fonte: Sec. de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ascribu auxilia em resgate de búfalos arrastados por enchentes no Rio Grande do Sul
RS tem 450 mil consumidores sem energia em decorrência das fortes chuvas
ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel
Associações e Sindicatos Rurais realizam campanhas para arrecadar recursos para o Rio Grande do Sul; veja como ajudar
Presidente da Aprosoja RS e Senador, Ireneu Orth, avalia perdas no campo e medidas que apresenta em Brasília para reconstrução do estado