Representatividade Rural: Lideranças rurais e políticas destacam potencial produtivo de MS, em Ponta Porã

Publicado em 29/05/2019 10:59

A importância do sistema sindical para o desenvolvimento do Agro nacional e estadual foi o ponto destacado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, durante o evento realizado na Fazenda Jotabasso, em Ponta Porã, localizada a 330 quilômetros de Campo Grande. A ministra enfatizou o papel da CNA, das Federações e dos Sindicatos Rurais. “Nós precisamos cada vez mais dessas entidades para defender o produtor rural. Nós precisamos muito das nossas federações e da CNA, que são instituições respeitadas”, salientando a importância da união do setor.

O presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, afirmou que o evento realizado em Ponta Porã comprova o potencial do Agro, dando ênfase às demandas dos produtores rurais. “Uma pesquisa realizada pela CNA mostra que entre as demandas do setor estão o acesso ao crédito, o alto custo produtivo e a infraestrutura. Efetivamente aqui, é um exemplo do Brasil que dá certo”.

Na propriedade foi inaugurado um armazém de sementes, moderno e projetado para atender a demanda interna do insumo, atualmente, em sua maioria, importado pelos produtores. Um dos anfitriões do eventos, o presidente do Conselho Administrativo da Jotabasso, José Américo Basso, afirmou: “Alcançar essa estrutura atual é o resultado de um trabalho desenvolvido há mais de 50 anos”.

Em seguida o diretor-superintendente da Jotabasso, Airton Francisco de Jesus, contou a trajetória dos fundadores da propriedade. “Naquela época não tinha tecnologia e pouca informação. Hoje, ainda existem muitos desafios, porém são outros”.

A ampliação da infraestrutura de armazéns da propriedade aumenta em 50% a capacidade de armazenamento de grãos e sementes. Para o governador de MS, Reinaldo Azambuja, o setor rural oportuniza desenvolvimento ao estado. “A área destinada ao plantio de soja está prevista em 3 milhões de hectares. Isso gera oportunidades. Precisamos melhorar a logística para aumentar a competitividade”.

Sobre a propriedade e sobre o setor, o deputado federal Beto Pereira falou: “O evento de hoje é reflexo de conquista e respeito. A Casa cheia é uma demonstração de carinho por esse trabalho”.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa, acrescentou: “Esse é o Brasil que tem dado certo”. Do mesmo modo, o prefeito do município, Hélio Peluffo Filho, enfatizou: “O agro sustenta o município, o estado e a nação”.

Participaram do evento o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o superintendente da SFA, Celso Martins; o deputado estadual, Gerson Claro; o secretário Especial de Articulação Política, Sérgio de Paula; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o vice-presidente da Associação, André Dobaschi; e os presidentes dos sindicatos rurais de: Ponta Porã, André Cardinal; de Dourados, Lúcio Damalia; de Caarapó, Carlos Eduardo Macedo Marques, além de outras lideranças locais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
Sistema Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário