Secretaria de Agricultura de SP amplia integração entre seus institutos para maior qualidade em seus laboratórios

Publicado em 29/05/2019 18:20
138 exibições

O intercâmbio entre dois institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ampliou a qualidade dos laboratórios das unidades. No último dia 10, especialistas do Instituto Biológico apresentaram ao Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, como se organizaram para a certificação pela norma ISO17025.

Simone Miyashiro e Nayte Vitiello, do IB, falaram sobre Gestão da Qualidade e Implantação de ISO17025 para Laboratórios, dando dicas sobre como o IZ pode fazer essa implantação – já realizada no Biológico. 

Foram repassadas informações como, por exemplo, sobre os requisitos do sistema de gestão: os documentos ; registros e seu controle; melhoria; auditorias internas; ações corretivas; análise crítica pela gerência e ações para abordar riscos e oportunidades. 

Além da apresentação da gestão da qualidade e implantação de ISO para Laboratórios, Nayte e Simone visitaram os laboratórios de Biotecnologia, Bromatologia, Carcaça e Cortes, Genética e o Laboratório Avançado de Qualidade de Aves e Ovos. 

Segundo a pesquisadora Flávia Maria de Andrade Gimenes, que acompanhou a visita representando a Diretoria Técnica de Departamento do Instituto, “a presença das pesquisadoras foi muito importante para motivar a equipe e transmitir experiências já vividas na implantação da Gestão da Qualidade nos Laboratórios do Instituto Biológico”. 

Flávia destacou ainda que “essa integração entre os institutos de pesquisa é fundamental para o avanço das pesquisas científicas e da gestão das instituições e deve ser priorizada. A equipe do Instituto de Zootecnia está de ‘portas abertas’ para receber apoio e estreitar essa parceria entre as instituições, além de contribuir também com os demais integrantes da SAA”. 

Tags:
Por: Hélio Filho
Fonte: Secretaria de Agricultura de SP

Nenhum comentário