CNA participa de reunião do Comitê Diretor da Plataforma ABC

Publicado em 30/05/2019 13:18

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na terça (28) da reunião do Comitê Diretor da Plataforma ABC, criado pelo Ministério da Agricultura, para discutir o monitoramento, verificação e reporte das reduções das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário.

Segundo o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, durante a reunião foi apresentado o resultado da adoção de tecnologias do Plano ABC pelos produtores rurais.

O Plano é composto por sete programas: recuperação de pastagens degradadas, integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), sistema de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas, tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas e o prazo de vigência é até 2020.

Nelson explicou que a Plataforma ABC monitora a quantidade de programas financiados pelos produtores e verifica se as metas foram alcançadas.

“Estamos na fase de avaliar se todo o esforço do país em criar políticas de mitigação de GEE foi convertido em melhorias. Dentre todas as tecnologias do Plano ABC, apenas duas não atingiram a meta estabelecida, as outras até superaram”.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA disse ainda que a ideia agora é mostrar as vantagens dos programas aos produtores rurais que ainda não aderiram ao Plano. “Aumento de produtividade, compensações ambientais e até Pagamento por Serviços Ambientais são algumas das vantagens em adotar tecnologias sustentáveis”.

O Comitê Diretor destacou também a dificuldade em mensurar todos os resultados. “Teve produtor que aderiu ao Plano, mas não contratou recursos da linha de crédito do Programa ABC, então não conseguimos quantificar. Ainda precisamos refinar esse processo de monitoramento, reporte e verificação do que está sendo feito”, concluiu Ananias.

Plano ABC – A iniciativa tem a finalidade de organizar e planejar as ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução da emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário, assumidos pelo Brasil até 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário