Frente Parlamentar do Agronegocio Paulista tem audiência com secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira

Publicado em 18/06/2019 16:00
Em reunião realizada no fim da tarde de segunda-feira (17), deputados e mebros do Fórum Paulista do Agronegócio, apresentaram a SPAGRO ao secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira
Presidida pelo deputado Itamar Borges, a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) nasce com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, a livre iniciativa, a facilitação do ambiente de negócios e investimentos, assim como lutar pela melhora contínua das condições de segurança no campo e da conectividade e acesso à tecnologia por parte das populações rurais.
 
Nesta segunda-feira, 17 de junho, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, recebeu o deputado Itamar, juntamente com o vice-presidente da SP-AGRO, deputado Fernando Cury, e mais de 20 representantes de entidades que compõem a Frente, para apresentar a composição, pauta de trabalho, ações e pleitos.
 
“A Frente nasceu com o objetivo de debater os principais temas de interesse do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista, que vai desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor. Além de gerar emprego e renda, o agronegócio se destaca não apenas pelo volume, qualidade e diversidade de produção e exportação, mas também pela sustentabilidade e inovação. Quando a agricultura cresce, outros setores produtivos importantes também avançam. Nossa intenção é unir forças para que o setor tenha a atenção que merece e seja reconhecido por tudo o que representa”, disse o deputado Itamar ao falar sobre a criação da SP-AGRO destacar o apoio do secretário Gustavo Junqueira.
 
Durante a reunião, o parlamentar também reforçou o pedido do grupo de suspensão dos efeitos do Decreto que revoga o direito a crédito em operações com insumos agropecuários isentos de ICMS, em vigor desde 1º de maio. Entre os setores afetados estão os fabricantes de rações e suplementos para alimentação animal, produtores de grãos, abatedores de aves/suínos, produtores de ovos férteis, fabricantes de adubos e fertilizantes, herbicidas, vacinas, medicamentos, entre outros produtos usados pelo setor agropecuário.
 
Itamar Borges lembrou que o setor representa 20% do PIB do Brasil. Em relação à economia paulista, o agronegócio é responsável pela geração de 15% dos empregos formais. Além disso, São Paulo é líder mundial na produção de açúcar e suco de laranja, mas também é destaque quando o assunto é carne, café, etanol e milho. “Investir no agro é pensar no desenvolvimento do nosso País”, completou, ao entregar o folder com a apresentação da Frente do Agro, que conta com a participação de 70 deputados, entre membros e apoiadores, e com o apoio institucional e técnico de instituições que representam os diferentes elos produtivos do agronegócio.
Fonte: SPAGRO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros