Piracicaba (SP) vai sediar o InVivo Quest 2019

Publicado em 24/06/2019 13:36
Desafio atrai startups agrícolas com propostas de negócios para garantir a produção sustentável de alimentos, para a crescente população mundial

Conhecido como o Vale do Silício do agronegócio brasileiro, pelas inúmeras empresas de inovação voltadas ao campo no entorno da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq) e EsalqTec, o município de Piracicaba, situado no vale do rio de mesmo nome, receberá, no dia 26 de junho, o InVivo Quest 2019 – Desafio Aberto de Inovação. Trata-se da terceira edição da competição internacional que tem por objetivo premiar as melhores propostas inovadoras para a produção de alimentos. Voltado às startups agrícolas, o Invivo Quest foi realizado anteriormente na França e em Cingapura. Este ano, o estado de São Paulo foi escolhido para sediar o evento, em uma rota que inclui San Francisco (EUA), Lisboa e Paris. O Invivo Quest será realizado no Engenho Central Piracicaba, na Avenida Maurice Allain, 454 - Vila Rezende, em Piracicaba.

O objetivo da batalha de startups é encontrar respostas para a questão que está na ordem do dia dos países ao redor do mundo: como alimentar uma população estimada em cerca de 10 bilhões de pessoas no planeta, em 2050? A meta dos organizadores é fomentar um ecossistema global de inovação em tecnologia para o agro, através da aceleração dos melhores projetos ao longo da cadeia produtiva. Após a realização dos dois eventos anteriores, 200 startups e 150 parceiros já fazem parte dessa rede, em hubs na França, Cingapura, Nova York e Berlim.

O vencedor da etapa brasileira vai acompanhar a delegação da InVivo, com logística paga, na CES Las Vegas 2020, evento promovido pela Consumer Technology Association (CTA) e que atrai líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo, anualmente. Também fará parte da premiação um acesso privilegiado para concorrer ao Microsoft for Startups Programa. A startup ganhadora também vai ter oportunidade de acesso ao mercado europeu, através de conexões da InVivo e suas subsidiárias.

Até o momento, cerca de 30 candidatos já se inscreveram, no segmento de AgTech. Desses, 12 se apresentarão em pitches, divididos por quatro salas temáticas: modelo de negócio, técnico, financeiro e propósito sócio-ambiental. A final do concurso Invivo Quest faz parte da programação do Agtech French Brazilian Club.

O Agtech French Brazilian Club é um evento que juntará uma rede franco-brasileira de transformadores, incluindo empresas, startups, aceleradores, fundos de investimento e instituições. O evento trará palestras e painéis de discussão na noite do dia 26. Este evento é organizado junto com a Business France, que lançou também um programa de inovação AgTech mas com startups francesas no Brasil.

Para o CEO da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro), braço da InVivo no país, Jones Yasuda, o evento é alinhado com a filosofia de nutrir o mundo, que orienta todas as ações da InVivo e da CCAB. “Somente com soluções disruptivas, que surgem de momentos como o InVivo Quest, tem sido possível o que já se chama de a segunda revolução verde, uma realidade nos campos brasileiros. Considerado o peso do Brasil na missão de alimentar essa população que cresce exponencialmente, é uma honra, para nós, sediar uma etapa do evento aqui”, afirma Yasuda.

Sobre a Invivo

A Invivo é uma plataforma internacional que reúne 201 cooperativas agrícolas na França e representa mais de 300 mil produtores rurais de alimentos. A empresa possui três frentes de negócio: Bioline By InVivo (agricultura), Invivo Retail (varejo) e InVivo Wine (vinícola). Além destes, possui duas incubadoras de inovação: InVivo Food &Tech e InVivo Digital Factory. A InVivo está presente desde 2016 no Brasil, com a aquisição da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro).

Sobre a CCAB Agro

A Companhia das Cooperativas Agropecuárias do Brasil, CCAB Agro, é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos fitossanitários químicos e biológicos para proteção de cultivos. Criada em 2006, como uma iniciativa de um grupo de produtores rurais do cerrado, que buscavam soluções de acesso a uma gama mais variada de produtos para proteção de cultivos no Brasil, a CCAB se tornou a empresa com maior programa de pós-patentes do país.

Sobre a Business France

Business France é a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por impulsionar o desenvolvimento internacional de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França.

Para mais Informações e inscrições, clique aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jacto lança no Show Rural Coopavel tecnologias que reforçam liderança em pulverização
Wall Street abre em alta após semana de queda no setor de tecnologia, Amazon cai
Correção do solo 2: Formas de aplicação do calcário e os resultados da pesquisa
"Diversificação de culturas é uma forma de segurança e lucratividade ao produtor", explica supervisor da Cooxupé
Sicredi leva R$ 2,5 bilhões em crédito para o Show Rural Coopavel 2026
Bessent diz que cabe a Trump decidir se Warsh poderá ser processado por suas decisões de política monetária